Saúde

Mutirão contra mosquito transmissor da dengue é realizado em Cupira

Ação contou com secretários de saúde, agentes de endemias, estudantes e professores

Marilia Pessoa Marilia Pessoa
Marilia Pessoa
Marilia Pessoa
Publicado em 04/09/2019 às 11:59
Reprodução/TV Jornal Interior
FOTO: Reprodução/TV Jornal Interior

Funcionários, secretários de saúde, agentes de endemias, estudantes e professores se reuniram nessa terça-feira (3) na entrada de Cupira, no agreste pernambucano, para um mutirão contra o mosquito aedes aegypti, transmissor da dengue.

Os moradores do município foram abordados na porta de suas casas e receberam panfletos informativos. O trabalho já costuma ser feito diariamente por agentes de saúde. "Nós vamos às casas, não só para tratar a água, mas também para uma educação em saúde. É de extrema importância que a população esteja ciente do nosso trabalho", explica a agente de endemias Tailane Rocha.

Entulhos e lixos foram retirados para reduzir os focos de dengue. Crianças estavam acompanhando tudo juntamente com seus professores. A professora Fabiana Passos reforça a importância da participação das crianças em ações como essa. "Os alunos precisam estar realmente engajados, aprendendo sobre como evitar a doença. Eles podem repassar as informações para familiares e a comunidade", contou ela.

Cupira agora conta com um teste rápido de Dengue para identificar mais facilmente a doença, mas a colaboração dos moradores para a prevenção é essencial. Ações foram intensificadas na cidade após a morte de uma criança de seis anos. A menina apresentava sintomas da doença.

Confira a reportagem: