Irregularidades

MPPE pede melhorias na UPA 24h de Santa Cruz do Capibaribe

Em agosto, o órgão realizou uma inspeção junto ao secretário de Saúde após denúncias de vereador

Ana Maria Santiago de Miranda
Ana Maria Santiago de Miranda
Publicado em 10/09/2019 às 19:36
Reprodução/TV Jornal Interior
FOTO: Reprodução/TV Jornal Interior

O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) firmou um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com a Prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe, no Agreste, para realizar melhorias na Unidade de Pronto Atendimento 24h. Em agosto, o órgão realizou uma inspeção junto ao secretário de Saúde do município após denúncias do vereador Marlos Melo.

Lá, foram constatados os problemas apontados. "Fiz a visita aqui na UPA e pude presenciar vários equipamentos com problemas, gambiarra, principalmente na sala vermelha, equipamento amarrado com luvas, infiltração, insetos, equipamentos enferrujados", elencou o vereador.

A partir da vistoria, o promotor Lúcio Malta Cabral firmou o TAC com o secretário. As irregularidades devem ser sanadas até o dia 10 de janeiro de 2020; caso contrário, a multa será de R$ 6 mil no salário do secretário.

De acordo com o secretário Inácio Marques, até o dia 20 de setembro tudo deverá estar finalizado. Segundo ele, a pintura externa só não foi feita por causa do período chuvoso. "Nós corrigimos 90%, tudo aquilo que estava em pauta foi corrigido já, inclusive nessa última reunião eu chamei o promotor, o vereador, se quisessem in loco ver", disse.