Doença

Criança de 7 anos morre com suspeita de dengue grave

Secretaria estadual e municipal de saúde aguardam resultado dos exames

Antonio Virginio Neto
Antonio Virginio Neto
Publicado em 16/09/2019 às 17:39
Divulgação/Fiocruz
FOTO: Divulgação/Fiocruz

Uma criança de sete anos, moradora do distrito de São Pedro, na cidade de Garanhuns, no Agreste de Pernambuco, morreu no Recife nessa sexta-feira (13). Apesar da suspeita de dengue grave, a causa da morte ainda não foi confirmada.

O enterro da criança aconteceu durante o fim de semana. Em entrevista ao Portal NE10 Interior, o Médico que atende no posto de saúde do distrito de São Pedro, Ulisses Pereira, explicou que o caso só poderá ser confirmado após exames comprobatórios. "Uma vez que a paciente foi assistida totalmente fora da rede pública de saúde de Garanhuns, por ter plano de saúde privado, por decisão de seus pais, pode se afirmar que a doença de base, que a levou ao óbito, somente poderá ser elucidada após investigação epidemiológica", explicou. 

Ainda de acordo com o médico não foram confirmados casos de dengue hemorrágica em Garanhuns. Os casos suspeitos, apresentados apenas como diagnóstico clínico, foram descartados e evoluíram com melhora, característica da forma clássica, sem complicações.

Secretaria de Saúde

Em nota enviada ao Portal NE10 Interior, a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) informou que foi notificada sobre o óbito suspeito para arbovirose e está investigando o caso.

A secretaria de saúde do município e a Secretaria Estadual de Saúde aguardam o resultado dos exames que foram realizados após a morte da criança.