Religião

Dom José Ruy Gonçalves é empossado 5º bispo da Diocese de Caruaru

Solenidade de posse foi realizada nesse sábado

Marilia Pessoa Marilia Pessoa
Marilia Pessoa
Marilia Pessoa
Publicado em 23/09/2019 às 9:40
Divulgação/Sacerdos Photo
FOTO: Divulgação/Sacerdos Photo

Dom José Ruy Gonçalves foi empossado 5º bispo da Diocese de Caruaru, no agreste pernambucano, nesse sábado (2). Após uma coletiva de imprensa, o novo bispo participou do cortejo em carro aberto. Na ocasião, Dom José Ruy contou com a companhia do administrador apostólico Dom Bernardino Marchió e do vigário geral Monsenhor Olivaldo Pereira.

Ele foi recepcionado pela banda do 4º Batalhão da Polícia Militar próximo ao Grande Hotel e seguiu a pé até a Catedral de Nossa Senhora das Dores. A solenidade de posse teve início com o beijo da Cruz, dando sequência com a aspersão, a visita a Capela Eucarística, a imagem de Nossa Senhora das Dores e a Capela Mortuária. Dom José Ruy seguiu para o Palácio Episcopal, onde saiu em procissão até a Catedral.

Durante esta celebração foi realizada a leitura da bula papal e a entrega do báculo, símbolo do Bom Pastor que guarda e acompanha com solicitude o rebanho que lhe foi confiado pelo Espírito Santo. A primeira missa do novo bispo foi celebrada de forma campal, em um grande palco montado em frente à Catedral. Dom José Ruy falou sobre temáticas sociais como a prevenção ao suicídio e destacou que esse também é papel da Igreja.

“O dia 21 de setembro torna-se um dia histórico pela posse do 5º bispo da Diocese de Caruaru, mas é também o início da primavera, como o calendário nos lembra. O início da primavera é para a Igreja também uma lembrança do papa bom, João XXIII, mas é também a marca do Setembro Amarelo, e quantas pessoas têm tirado a sua própria vida todos os dias? E a igreja não pode fechar os olhos para esta realidade”, declarou.