Presentes

PROCON Caruaru orienta consumidores sobre compras do Dia das Crianças

Produtos devem ter certificação do Inmetro para garantir a segurança das crianças

Marilia Pessoa Marilia Pessoa
Marilia Pessoa
Marilia Pessoa
Publicado em 09/10/2019 às 12:50
Pixabay
FOTO: Pixabay

O PROCON de Caruaru, no agreste pernambucano, deu dicas para ajudar nas compras do Dia das Crianças. A orientação é que os pais e responsáveis comprem os presentes em lojas do comércio formal, por causa da garantia em caso de defeito.

É importante que o produto tenha a certificação do Inmetro, pois ele garante que o brinquedo passou por testes de segurança e resistência e cumpre os requisitos e certificações técnicas. Os produtos falsificados ou de mercado informal podem apresentar riscos para a segurança e saúde das crianças porque não possuem garantias sobre a procedência.

"Ao escolher um brinquedo, é importante observar, além da procedência, a indicação de faixa etária, pois o produto pode conter peças soltas ou móveis que são facilmente engolidas por crianças abaixo da idade recomendada", explica o gerente geral do PROCON, Nyverson Moura.

Além disso, o PROCON também orienta que o consumidor pode desembrulhar e testar produto na loja, para ver se ele está intacto. Dentro do prazo de garantia, se o produto tiver algum problema de fabricação e o fornecedor não resolver o problema em 30 dias, o consumidor deve escolher se quer receber o dinheiro, um novo produto ou um desconto na compra de outro produto.

No caso de peças do vestuário, é importante que o consumidor se informe sobre a possibilidade de troca. E essa possibilidade deve estar de maneira explícita na nota fiscal, na etiqueta da peça ou em placas informativas.

O PROCON Caruaru fica na Avenida Rio Branco, 315, no Centro.