Ciência

Segundo estudo britânico, dinheiro traz felicidade

Pesquisa analisa possíveis relações entre os dois fatores

Pedro Hierro
Pedro Hierro
Publicado em 17/10/2019 às 16:27
Pixabay
FOTO: Pixabay

Debates sobre a relação entre o dinheiro e a felicidade são a base de muitas pesquisas em todo o mundo. Esses estudos tomam diversos direcionamentos. Em pesquisa do organismo estatístico oficial britânico, Escritório Nacional de Estatísticas (ONS), a felicidade está relacionada diretamente com a riqueza. A pesquisa utilizou  dados de enquetes sobre bem-estar financeiro, relacionando com perguntas sobre a vida pessoal dos entrevistados, em 2011 e 2012.

O estudo conclui que o bem-estar e a satisfação pessoal são maiores quando as riquezas familiares aumentam, deixando a pessoa mais tranquila pelo nível monetário acumulado que ela detém, segundo a ONS. Essa pesquisa foi divulgada pela agência de notícias britânica, Reuters.  

A análise estatística mostra que a riqueza financeira líquida é a que mais se relaciona com o bem-estar pessoal. Outros tipos de riqueza, como a posse de bens (como carros, antiguidades, joias e selos) aparecem menos relacionados com a felicidade. Porém o debate continua em aberto, porque variações pessoais de cada indivíduo podem ser um ponto fora da curva.