Reivindicação

Ambulantes protestam pedindo ampliação de prazo para mudança de local em Caruaru

Comerciantes fizeram novo protesto nesta terça

Marilia Pessoa Marilia Pessoa
Marilia Pessoa
Marilia Pessoa
Publicado em 22/10/2019 às 12:46
Giovani Gomes
FOTO: Giovani Gomes

Os vendedores ambulantes estão realizando um protesto na manhã desta terça-feira (22) no centro de Caruaru, no Agreste pernambucano. Os ambulantes desejam continuar no centro da cidade até o final do mês de dezembro deste ano porque, segundo eles, ir para um novo local prejudicaria as vendas do fim de ano.

O protesto ocorre na Câmara de Vereadores do município. Um dos ambulantes, José, explica que a retirada atrapalharia as vendas da época que é muito importante para o faturamento deles: "Todos os ambulantes colaboraram com a retirada, mas queremos continuar aqui até o dia 31 de dezembro porque são os dois meses que favorecem os grandes e pequenos empresários. Se tivermos essa retirada no dia 29 para um camelódromo que não está adequado, que foi feito em um espaço para duas pessoas trabalharem, com o aperto que ficará nós não vamos conseguir vender nada e não terá como trabalhar".

Até o fim da manhã, o protesto ocorria de maneira pacífica e os ambulantes aguardam reunião com os representantes, para buscar o apoio dos vereadores.

Na última sexta-feira (18), os ambulantes realizaram um protesto na rua Quinze de Novembro para reivindicar melhorias e para que a prefeitura do município atenda aos pedidos feitos pela categoria. Um dos principais pedidos era que prefeitura da cidade estendesse o prazo de realocação para o novo espaço na rua Leocárdio Porto até o dia 30 de dezembro. A data limite dada pela gestão municipal para a mudança é até o final de outubro.

Requalificação do centro

O Comércio na Praça faz parte da requalificação do centro e tem a promessa de trazer melhorias nas condições de trabalho, segurança e variedade de produtos. Recentemente, os ambulantes cadastrados participaram do sorteio das vagas do projeto e conheceram os novos locais de trabalho no Largo dos Guararapes, Praça Leocádio Porto e Largo da Conceição.