Meio Ambiente

Manchas de óleo chegam em Jaboatão dos Guararapes

Praia Barra de Jangada amanheceu manchada no início da manhã desta quarta

Marilia Pessoa Marilia Pessoa
Marilia Pessoa
Marilia Pessoa
Publicado em 23/10/2019 às 8:09
Cortesia
FOTO: Cortesia

As manchas de óleo que apareceram nas praias do litoral do Nordeste continuam a atingir Pernambuco e chegaram nesta quarta-feira (23) em Jaboatão dos Guararapes, localizada na Região Metropolitana do Recife.

A praia Barra de Jangada estava manchada de óleo desde o início da manhã. Voluntários, equipes da Prefeitura, dos Recursos Naturais e Renováveis (Ibama), da Defesa Civil e do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente já se mobilizaram para fazer a limpeza.

Jaboatão dos Guararapes é o oitavo município atingido pelas manchas de óleo. As manchas também atingiram as praias das cidades de Tamandaré, São José da Coroa Grande, Barreiros, Sirinhaém, Ipojuca, Rio Formoso e Cabo de Santo Agostinho.

Manchas de óleo

Manchas de petróleo surgiram em praias do Nordeste e impressiona turistas em pelo menos 109 locais. O caso vem acontecendo desde o início de setembro deste ano e a substância tem sido avistada em pelo menos nove estados da região. A única exceção é o estado da Bahia. De acordo com o Ministério do Meio Ambiente, a substância é hidrocarboneto, derivado de petróleo. Cerca de 958 toneladas de óleo já foram retiradas das praias do litoral de Pernambuco.

A ligação entre o caso e as manchas ainda não foi investigada, entretanto, o animal apresentava piche ao redor do corpo. Conforme informações divulgadas pela revista Época, um laudo sigiloso teria sido encaminhado para o Ibama pela Petrobras, apontando que a mancha seria de Petróleo da Venezuela.