Manchas de Óleo

Pessoas são atendidas com sintomas de intoxicação por óleo em PE

Voluntários apresentaram náusea, dor de cabeça, dificuldade respiratória e tontura

Pedro Hierro
Pedro Hierro
Publicado em 24/10/2019 às 17:25
Felipe Ribeiro/JC Imagem
FOTO: Felipe Ribeiro/JC Imagem

Foram registrados durante essa semana 19 casos de intoxicação em pessoas que fizeram parte da limpeza da praia de São José da Coroa Grande, no Litoral Sul de Pernambuco, afetadas pelas mancha de óleo. Os voluntários que tiveram contato ou respiraram o petróleo cru apresentaram sintomas de náusea, dor de cabeça, dificuldade respiratória e tontura.

As pessoas que apresentaram os sintomas foram atendidas no Hospital Osmário Omena de Oliveira. O coordenador da Defesa Civil do município, Ivan Aguiar, foi um dos atingidos. “Cada organismo tem uma reação diferente, no meu caso foram cólicas intestinais, mal estar e ânsia de vômito”, relatou Ivan, que inalou o petróleo cru.

O município vai monitorar pacientes com esses sintomas, para descobrir qual a substância da intoxicação e analisar os casos.

Situação de emergência

São José da Coroa Grande é o único dos sete municípios nordestinos a estarem em situação de emergência reconhecida pelo Governo Federal. A liberação de recursos para auxílios complementares ao município foi realizado.