Impasse

Ambulantes de Caruaru participam de nova reunião com o MPPE

Vendedores devem sair do centro e seguir para os locais designados pela prefeitura na sexta-feira (1º)

Ana Maria Santiago de Miranda
Ana Maria Santiago de Miranda
Publicado em 30/10/2019 às 14:45
Reprodução/TV Jornal Interior
FOTO: Reprodução/TV Jornal Interior

Os ambulantes de Caruaru, no Agreste de Pernambuco, participaram nesta quarta-feira (30) de uma nova reunião com o Ministério Público da cidade. A categoria tenta chegar a acordo com a prefeitura para permanecer nas áreas em que atuam no centro da cidade até o fim do ano. Porém, a gestão municipal já confirmou que a data de início do funcionamento do projeto Comércio na Praça é sexta-feira (1º).

Em reunião realizada anteriormente, a promotora Gilka Miranda chegou a recomendar à prefeitura que atendesse ao pedido. Entretanto, depois de a gestão apresentar documentos que comprovavam que os ambulantes participaram do processo, a promotora disse que a mudança gera uma resistência natural e é importante um reordenamento urbano.

"Nós conversamos com os ambulantes mostrando para eles que a prefeitura não tomou a atitude de supetão, arbitrariamente, mas houveram diversas reuniões com os representantes, onde a maioria assinou, apontou as mudanças que eram necessárias e a prefeitura foi ajustando. Foram conversas e reuniões realizadas durante muito tempo", explicou Gilka Miranda.

O ambulante Nero da Silva acredita que as decisões foram tomadas pela Associação Caruaruense dos Trabalhadores Autônomos (ACTA), que não teria repassado todas as informações para a categoria. "Ela nos falou que recebeu uma documentação da gestão, da prefeitura, a qual explica o passo a passo e tudo aprovado e assinado pela associação que nos representava. Só que a gente não sabia, a grande maioria, não tinha ciência destas questões.

O ambulante Denis Francisco foi outro que só ficou sabendo do teor das mudanças às vésperas da realocação. "Quando viemos tentar resolver essa situação, procurar uma melhoria para a gente, já foi tudo em cima da hora", disse.

Comércio na Praça

Os espaços do projeto Comércio na Praça devem começar a funcionar na próxima sexta-feira (1°), segundo informação da Prefeitura de Caruaru. Os locais comerciais estão no Largo dos Guararapes, Praça Leocádio Porto e Largo da Conceição, os quais receberão os vendedores ambulantes.

O "Comércio na Praça" faz parte de um projeto de requalificação do centro da cidade e, de acordo com a prefeitura, tem o objetivo de oferecer melhores condições de trabalho aos vendedores. Os espaços possuem banheiros públicos, depósito para material de limpeza, nova iluminação e acessibilidade.