Volume morto

Cidades atendidas por Jucazinho terão mudanças no abastecimento

Barragem de Jucazinho está no volume morto

Ana Maria Santiago de Miranda
Ana Maria Santiago de Miranda
Publicado em 31/10/2019 às 19:28
Reprodução/TV Jornal Interior
FOTO: Reprodução/TV Jornal Interior

Os 11 municípios atendidos pelo Sistema Jucazinho terão mudanças no fornecimento de água a partir da próxima segunda-feira (4). Nestas cidades, será abastecida apenas a área urbana, com o calendário de três dias com água e 27 sem. De acordo com a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), a medida foi tomada para prolongar a captação do manancial até maio do ano que vem.

"Esperamos que até lá ocorram chuvas na região e o manancial acumule água. Ao mesmo tempo, estamos com as obras estruturadoras em andamento, a exemplo da Adutora do Alto Capibaribe, Adutora do Agreste e Adutora de Serro Azul", explicou o diretor de Interior da Compesa, Marconi Azevedo.

A barragem de Jucazinho, que tem capacidade de armazenar 204 milhões de metros cúbicos de água, atualmente registra apenas 3,8 milhões de metros cúbicos do líquido. A instalação de uma balsa flutuante foi feita para captar água do volume morto e transportar para a Estação de Tratamento.

Cidades afetadas

As cidades atendidas pelo Sistema Jucazinho são Toritama, Frei Miguelinho, Vertentes, Vertente do Lério, Santa Maria do Cambucá, Passira, Cumaru, Riacho das Almas, Surubim, Casinhas e Salgadinho.