Violência

Bairro Santa Rosa lidera ranking de homicídios em Caruaru

Em 2019, foram 144 homicídios registrados na cidade

Ana Maria Santiago de Miranda
Ana Maria Santiago de Miranda
Publicado em 01/11/2019 às 19:35
Reprodução/TV Jornal Interior
FOTO: Reprodução/TV Jornal Interior

O bairro Santa Rosa, em Caruaru, no Agreste de Pernambuco, lidera o ranking de homicídios registrados no ano de 2019, com 11 assassinatos. Em seguida, vem o Petrópolis, com sete, e os bairros Vassoural, Alto do Moura, Salgado e José Carlos de Oliveira, com seis. De janeiro a setembro deste ano, foram registrados 130 homicídios. Em outubro, foram 14. No ano passado, foram 169 assassinatos durante todo o ano.

A aposentada Carlinda Alves perdeu o filho e o neto este ano. Marcelo Alves Vieira, 29 anos, e Matheus Luan Martins Alves, de quatro anos, estavam em um carro no bairro São Francisco quando dois homens atiraram contra eles. O pai morreu na hora. A criança ainda foi socorrida, mas não resistiu. "Foi uma tragédia muito difícil para mim, até hoje. É violência demais. Chegar dois corpos, um filho e um neto, que não tinham nada a ver. É muito difícil. É esperar a Justiça de Deus e da polícia", lamentou. No mesmo bairro, um homem foi assassinado na semana passada quando cortava o cabelo em uma barbearia.

De acordo com o tenente-coronel Bantim, comandante do 1º Batalhão Integrado Especializado (Biesp), um acompanhamento é feito junto com o 4º Batalhão da Polícia Militar e a Polícia Civil para combater a criminalidade. "Em determinados bairros, quando aquece a questão da violência, nem sempre é porque o bairro é violento. É porque a oportunidade, o momento foi mais propício para o crime ocorrer", explicou.

Segundo o delegado Vitor Freitas, a cada 10 homicídios, seis são elucidados. "Comparado a 2018, nós estamos com uma redução próxima de 25%. Comparado com o primeiro semestre deste ano, a redução é maior, de próximo de 42%. Além disto, nós estamos com a taxa de resolução que se aproxima de 60%", disse.