Espírito

Pedra do Reino Encantado intriga moradores de Lagoa dos Gatos

Moradores dizem que pedra aprisiona o espírito de uma moça

Ana Maria Santiago de Miranda
Ana Maria Santiago de Miranda
Publicado em 01/11/2019 às 18:22
Reprodução/TV Jornal Interior
FOTO: Reprodução/TV Jornal Interior

A Pedra do Oratório ou Pedra do Reino Encantado, localizada no Sítio Cafundó, na zona rural de Lagoa dos Gatos, no Agreste de Pernambuco, é coberta de misticismo. Local com muitas áreas verdes e diversas belezas naturais, o sítio costuma atrair as pessoas que passam por lá. De acordo com os moradores mais antigos da região, há uma lenda de que o espírito de uma moça está aprisionado na caverna, através de uma maldição feita pela madrasta dela.

"A principal história que eu conheço desde a minha infância é que lá é um reinado encantado. Eu acho que é possível, é uma coisa que eu não sei como é", disse a professora Helena Cândido.

A história diz que a moça só seria liberta por um homem que visse a beleza dela e fizesse tudo o que ela pedisse. Porém, havia uma condição: ele não poderia contar o segredo para ninguém. Certa vez, um rapaz estava passando pela área e em vez da pedra viu uma casa. Na janela, a moça pediu para que ele levasse um pente para ela. O homem atendeu o pedido, mas acabou contando sobre ela para outras pessoas. Isto fez com o que o espírito dela ficasse aprisionado em uma pedra.

Os moradores garantem que alguns visitantes que tocam na pedra conseguem ver a marca do membro, que desaparece pouco depois. Outra questão que chama a atenção é que o local está sempre limpo, como se alguém estivesse varrendo, de acordo com a aposentada Josefa França. "Nós entrávamos lá dentro da pedra, fazíamos lanche às vezes lá dentro, os meninos comiam coco na pedra, deixavam um monte de cascas lá, quando era no outro dia nós chegávamos lá estava tudo limpinho", revelou.