Entrevista

Ex-presidente Lula pensa em voltar a morar no Nordeste

Lula poderá ser solto nos próximos dias após decisão do STF

Ana Maria Santiago de Miranda
Ana Maria Santiago de Miranda
Publicado em 08/11/2019 às 14:49
 Ricardo Stuckert/Instituto Lula
FOTO: Ricardo Stuckert/Instituto Lula

Preso desde abril de 2018, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva considera voltar a morar no Nordeste após deixar a sede da Polícia Federal de Curitiba (PR). Em entrevista ao jornal Brasil de Fato, feita no dia 23 de outubro e publicada no dia 25 do mesmo mês, Lula disse que já havia cogitado voltar a morar na região, mas acabou desistindo por causa da então esposa, Marisa Letícia (in memorian).

"Eu fico sonhando em sair daqui, decidir onde eu vou morar. Quando eu deixei a Presidência, eu tinha vontade de morar no Nordeste, vontade de voltar para o meu Pernambuco, tinha vontade de morar não perto da praia, mas num lugar em que eu pudesse ir à praia. Pensava em ir para Bahia, pensava em ir para o Rio Grande do Norte, mas a Marisa não quis ir porque ela nasceu em São Bernardo [do Campo, em São Paulo], e o mundo dela era São Bernardo. Eu não tenho mais o que fazer em São Bernardo", disse o ex-presidente.

As chances de Lula deixar a prisão em breve aumentaram após decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de derrubar a possibilidade de prisão em segunda instância. Por seis votos a cinco, a maioria dos ministros decidiu que ninguém pode ser considerado culpado até o trânsito em julgado (quando os recursos são esgotados).

A saída da prisão não é automática e depende de autorização judicial. O advogado do ex-presidente, Cristiano Zanin, anunciou nesta sexta-feira (8) que já deu entrada na Justiça Federal com um pedido de soltura imediata do líder petista.

Veja a entrevista: