Doação de sangue

Dia do Doador Voluntário de Sangue é comemorado nesta segunda-feira

Dia serve para homenagear quem doa e conscientizar a população sobre a importância da ação

Pedro Hierro
Pedro Hierro
Publicado em 25/11/2019 às 18:03
Reprodução/Tv Jornal Interior
FOTO: Reprodução/Tv Jornal Interior

Nesta segunda-feira (25) é comemorado o Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue, quando são homenageadas as pessoas que são doadoras de sangue. O dia também serve para informar e conscientizar a população sobre a importância do ato.

Neste dia, os bancos de sangue de todo o País realizam atividades lúdicas e mutirões de coleta em escolas, hospitais, shoppings, praças e demais espaços de acesso público. Essa ação ocorre neste mês para prevenir um período de estoque baixo nos bancos de sangue. Atualmente, os tipos negativos são os mais raros.

A captadora do HEMOPE, Verônica Arruda, relata a importância do sangue O negativo. “Quando nós fazemos seleção de pessoas que são O negativo sempre que eles puderem dar uma passada aqui, nós pedimos para fazer este gesto de cidadania”,comentou.

A agricultora Helena Lourenço saiu de Riacho das Almas para Caruaru só para doar sangue. “É importante uma bolsa de sangue, ela pode ajudar até quatro pessoas, e sempre venho porque estamos aqui para ajudar o próximo”, relatou.

A quantidade retirada de sangue não prejudica a saúde e quem doa sangue tem direito a um dia de folga, em cada 12 meses. 

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), para doar sangue é necessário se encaixar em algumas regras: as pessoas devem ter entre 16 e 69 anos, no mínimo ter 50 quilos, estar saudável, bem alimentado e descansado. Além desses, após o parto as mulheres devem esperar 90 dias se foi parto normal e 180 se cesariana. Após doar sangue, as mulheres devem esperar 90 dias para voltar a doar e homens devem esperar 60 dias.

Confira matéria do Povo Na Tv