Urbanismo

Reunião discute revisão do Plano Diretor de Caruaru

Plano trata do planejamento sobre infraestrutura, mobilidade e meio ambiente do município

Ana Maria Santiago de Miranda
Ana Maria Santiago de Miranda
Publicado em 25/11/2019 às 17:30
Reprodução/TV Jornal Interior
FOTO: Reprodução/TV Jornal Interior

Uma reunião realizada na manhã desta segunda-feira (25) na sede da Associação Comercial e Empresarial de Caruaru (Acic) discutiu o Plano Diretor de Caruaru, no Agreste de Pernambuco. Trata-se planejamento sobre infraestrutura, mobilidade e meio ambiente do município.

O encontro teve a participação de representantes da prefeitura, líderes de associações de bairros, arquitetos e urbanistas. O objetivo foi dar continuidade ao processo participativo de construção do projeto de lei da revisão do plano. Na reunião, foram apresentadas as principais diretrizes do plano, que devem ser aplicadas nos próximos 10 anos.

Na área socioeconômica, foram apresentadas opiniões sobre redução da informalidade, valorização de produtos confeccionados no município, melhorias na educação e saúde, entre outros. Sobre o meio ambiente, o Plano Diretor prevê a criação de programas de arborização, despoluição do Rio Ipojuca, abastecimento de água, descarte de resíduos sólidos e melhorias nas calçadas e transporte público.

Haverá ainda uma segunda reunião para que o projeto seja encaminhado para a Câmara dos Vereadores.

Plano Diretor

O Plano Diretor são diretrizes que os municípios devem seguir para o crescimento da cidade. Todo município acima de 20 mil habitantes deveria ter desenvolvido o plano até abril deste ano para receber incentivos do Governo Federal. O atual plano de Caruaru foi colocado em prática em 2004 e já deveria ter passado por reforma desde 2014.