Cultura

Mestre Luiz Antônio é eleito o Patrimônio Vivo de Caruaru

Candidato foi eleito através de voto popular

Marilia Pessoa Marilia Pessoa
Marilia Pessoa
Marilia Pessoa
Publicado em 16/12/2019 às 10:20
Divulgação/Acervo Pessoal
FOTO: Divulgação/Acervo Pessoal

O Patrimônio Vivo de Caruaru, no Agreste pernambucano, foi divulgado. O edital foi lançado em outubro e prevê a escolha de cinco nomes da cultura da cidade. Na fase atual, o candidato foi eleito atrás de voto popular. O escolhido foi o Mestre Luiz Antônio, com 1430 votos.

Mestre Luiz Antônio, um dos discípulos de Mestre Vitalino, modelava o barro desde os 10 anos de idade. O trabalho dele retratava temas do cotidiano no Nordeste, mas também passou a produzir esculturas de profissões. O Mestre também costuma esculpir motocicletas e carros. Ele já representou o Brasil no Japão durante um evento que reunia comitivas de 36 países.

O objetivo do Registro de Patrimônio Vivo é oferecer apoio financeiro e também de preservação para os processos de criação e divulgação de técnicas, modos de fazer e saberes das culturas tradicionais ou populares. São 32 habilitados pelo edital, os quais foram analisados pelos méritos artísticos e culturais.

Após esta fase, os demais candidatos passarão por uma Comissão Especial de Análise constituída por cinco membros de Caruaru, sendo dois representantes da Fundação de Cultura e Turismo, dois do Conselho Municipal de Políticas Culturais (CMPC) e um da Câmara Legislativa Municipal de Caruaru.