Verão

Tá calor? Verão só começa oficialmente no domingo (22)

Apesar das altas temperaturas, Solstício de verão ainda não aconteceu

Antonio Virginio Neto
Antonio Virginio Neto
Publicado em 20/12/2019 às 16:19
Reprodução/TV Jornal Interior
FOTO: Reprodução/TV Jornal Interior

Pode até não parecer, mas o verão ainda não começou no hemisfério sul do planeta. A mudança de estação acontece, oficialmente, a partir deste domingo (22) e é chamada de Solstício de verão. Caracterizada pelos dias mais longos do que as noites, as chuvinhas aliviantes e, é claro, o seu clima quente.

Para os pernambucanos, que estão enfrentando um recorde de altas temperaturas no fim da primavera, o clima é mais do que um assunto de conversa. A cidade de Caruaru, no Agreste, experimentou temperaturas superiores a 35º. Em Floresta, no Sertão no estado, foi registrada uma temperatura de 40,7 ° C. Em Surubim, no Agreste, as máximas atingiram 36° C. Em Cabrobó, no Sertão, foi registrado 39,5° C e São Lourenço da Mata, na Região Metropolitana do Recife,registrou máximas de 35° C. Imagine no verão...

Segundo a Agência Pernambucana de Águas e Climas (APAC), as temperaturas devem piorar gradativamente. Segundo a meteorologista Aparecida Fernandes, as altas temperaturas devem permanecer até fevereiro. Os meses de novembro, dezembro, janeiro e fevereiro são os mais quentes do ano na região.

Como se proteger do calor

Em algumas cidades do Agreste e Sertão pernambucano, os hospitais tem recebido pessoas que passaram mal com o calor. Por isso, é importante tomar alguns cuidados para tornar o período mais agradável. Como por exemplo, a quantidade de roupas e a grossura delas podem afetar diretamente no dia de qualquer um. As temperaturas que passam do 35° incentivam as pessoas a deixarem o estilo de lado e aderirem a roupas leves e soltas.

Além de garantir um maior frescor ao corpo através das roupas, também é possível proteger-se utilizando-se de hidratação. Líquidos gelados e leves, como água e sucos de fruta podem manter uma boa temperatura corporal, bem como, diminuir os efeitos do calor. A alimentação também deve ser transformada durante o período. É importante aderir a comidas saudáveis, que não façam o corpo trabalhar demais.

Também é importante usar protetor solar para evitar contato direto com o sol. A alta exposição à luz solar pode causar doenças, além de queimar a pele.