Abalos

Por que ocorrem tremores de terra em Pernambuco? Geofísico explica

Tremor de terra foi registrado em Santa Cruz do Capibaribe nessa quinta-feira

Marilia Pessoa
Marilia Pessoa
Publicado em 27/12/2019 às 11:59 | Atualizado em 30/05/2023 às 12:11
Divulgação
Nessa quinta-feira, foi registrado um tremor de terra em Santa Cruz - FOTO: Divulgação

Os tremores de terra são comuns no Nordeste, principalmente no estado de Pernambuco. Na noite dessa quinta-feira (26), um tremor de terra de magnitude 2.1 na escala Richter foi registrado em Santa Cruz do Capibaribe, no Agreste pernambucano.

O geofísico do Laboratório de Sismologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) Eduardo Menezes falou sobre a ocorrência de tremores de terra no estado em entrevista à Rádio Jornal Caruaru. Entenda por que ocorrem tremores de terra em Pernambuco.

De acordo com o geofísico, o laboratório estuda há mais de 20 anos a região e identificou áreas com falhas ativas como Caruaru, São Caetano, Belo Jardim, Toritama e Santa Cruz do Capibaribe.

POR QUE TEM TREMOR DE TERRA EM PERNAMBUCO?

Segundo ele, os tremores no estado ocorrem por causa dessas falhas geológicas da Placa Sul-Americana: "Na realidade estamos no meio de Placa Sul-Americana. No meio dela, nós temos áreas em que ocorrem os chamados 'tremores intraplaca'. Nós temos várias áreas que possuem falhas geológicas, que entram em atividade em função dos esforços que atuam no interior da Terra que geram essas vibrações".

Nove tremores de terra são registrados em Caruaru, no Agreste

QUAL MAGNITUDE DE TREMOR PODE SER PERIGOSA?

Em relação ao tremor que ocorreu nessa quinta-feira em Santa Cruz, Eduardo explica que a magnitude de 2.1 é de baixa intensidade. "Essa magnitude, dependendo da região e da profundidade que ele ocupa, pode ser percebido pela população. Lógico que traz o susto porque ninguém está esperando, é um fenômeno da natureza. Mas não há perigo", assegurou.

O perigo fica maior quando os tremores registram valores acima de 5 na escala Richter. Eduardo diz que pode haver estragos às estruturas. Infelizmente, ainda não se pode prever a ocorrência dos abalos.

Segundo o geofísico, o forte estrondo que assustou os moradores da cidade costuma ocorrer por causa do movimento do solo, da vibração que entra em contato com a atmosfera e acaba gerando o som.

Tremores em Caruaru

A cidade de Caruaru, também no Agreste de Pernambuco, passa por tremores frequentemente. Segundo informações do Laboratório Sismológico da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (LabSis/UFRN), o primeiro deles ocorreu na noite dessa terça-feira (8), por volta das 23h18 e teve magnitude de 2.0 na escala Richter. A cidade registrou nove tremores de terra em apenas um dia.

Ouça a entrevista completa: