Caixa Econômica

Casas do Minha Casa Minha Vida estão se deteriorando em Jurema

Imóveis têm sido alvo de vândalos na cidade

Ana Maria Santiago de Miranda
Ana Maria Santiago de Miranda
Publicado em 15/01/2020 às 19:57
Reprodução/TV Jornal Interior
FOTO: Reprodução/TV Jornal Interior

Algumas casas que fazem parte do programa Minha Casa Minha Vida, em Jurema, no Agreste de Pernambuco, ainda não foram entregues e estão se deteriorando. Ao redor, há mato alto. Dentro, janelas sem vidro, pias sem torneiras, entre outros. Além dos efeitos do tempo, os imóveis estão sendo alvo de vândalos.

O agricultor José Adriano se inscreveu há dez anos para tentar uma moradia. A inscrição precisou ser feita três vezes para ser validada. A última foi um pré-cadastro em 2 de abril de 2018. O problema é que o tempo passa e ele não consegue respostas sobre a razão da demora na entrega. "Já fui lá na prefeitura, na secretaria, e nada. Quem precisa não pega as casas", lamentou.

A também agricultora Maria Adelma passa pela mesma situação. O cadastramento dela foi feito em 24 de novembro de 2010, mas até hoje ela não conseguiu uma casa no conjunto habitacional do Minha Casa Minha Vida.

Sem conseguir conter a emoção, ela desabafa: "Preciso muito, porque ela [a filha] é especial, além de paralisa cerebral ela tem asma crônica, eu já sofri muito com essa menina no hospital, e só estou tentando essa casa por causa dela".

O secretário de Governo do município, José Ailton Costa, informou que cada situação é tratada de uma forma específica e tudo depende da Caixa Econômica Federal.

"Houve alguns casos, em torno de 40, 50 casos, que as pessoas não quiseram entregar o imóvel antigo para que a Defesa Civil demolisse, para poder ter o direito de ganhar a casa nova. Em outros casos foi questão de documentação errada que nós tivemos que corrigir", explicou.

Ainda de acordo com ele, as casas que estão deterioradas precisam passar por reparos para ser entregues aos novos proprietários. Por enquanto, não há prazos definidos.

Veja na reportagem do "TV Jornal Notícias", da TV Jornal Interior: