Dinheiro

Veja se você pode receber o abono salarial do PIS/Pasep 2019/2020

Mais de 3,6 milhões de trabalhadores nascidos em janeiro e fevereiro têm direito ao abono

Marilia Pessoa Marilia Pessoa
Marilia Pessoa
Marilia Pessoa
Publicado em 16/01/2020 às 11:05
Marcelo Camargo/Agência Brasil
FOTO: Marcelo Camargo/Agência Brasil

As pessoas que nasceram nos meses de janeiro e fevereiro podem sacar o Abono Salarial do Programa de Integração Social (PIS) calendário 2019/2020 a partir desta quinta-feira (16). Os valores do abono variam entre R$ 87 a R$ 1.039.

Quem tem direito a receber?

Podem receber o pagamento funcionários inscritos no PIS há ao menos cinco anos e que trabalharam formalmente por, no mínimo, 30 dias em 2018, e tiveram remuneração de até dois salários mínimos.

Como sacar?

Quem é titular de uma conta individual da Caixa e está com o cadastro atualizado, o crédito automático está disponível desde o dia 14 de janeiro.

Para quem têm Cartão do Cidadão e senha cadastrada, é só ir até uma lotérica, um ponto de atendimento Caixa Aqui ou um terminal de autoatendimento.

Caso a pessoa não tenha conta, nem Cartão do Cidadão, o saque pode ser feito em qualquer agência da Caixa, apresentando o documento de identificação oficial com foto. Funcionários públicos, que possuem inscrição no PASEP, recebem o dinheiro no Banco do Brasil.

Segundo a Caixa, para que a pessoa tenha direito a receber o abono, é necessário que os dados estejam informados corretamente pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS), ano base 2018.

Os pagamentos escalonados começaram em julho de 2019, para os nascidos neste mês. O prazo final para o saque é 30 de junho de 2020. Mais de 3,6 milhões de trabalhadores nascidos em janeiro e fevereiro têm direito ao abono salarial. Você consultar o valor no Aplicativo Caixa Trabalhador, no site da Caixa ou ligando no 0800.726.0207.