Economia

Santa Cruz: oito em cada dez empresários estão confiantes com 2020

Pesquisa feita pela Câmara de Dirigentes Lojistas avaliou sentimento dos comerciantes

Ana Maria Santiago de Miranda
Ana Maria Santiago de Miranda
Publicado em 20/01/2020 às 19:20
Reprodução/TV Jornal Interior
FOTO: Reprodução/TV Jornal Interior

Uma pesquisa realizada nos primeiros dias de 2020 pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Santa Cruz do Capibaribe, no Agreste de Pernambuco, revelou que os empresários da cidade estão otimistas que o ano será de boas vendas.

Oito em cada dez entrevistados estão esperançosos e confiantes com o novo ano. Participaram do levantamento 156 empresas. Atualmente, há 440 lojistas cadastrados na CDL do município.

Dona de uma loja de tinta para tecidos no centro de Santa Cruz, a empresária Fabiana Moraes reconhece que 2019 foi um ano difícil para os comerciantes, reflexo da crise enfrentada em todo o País.

Para ela, o comércio varejista é um dos que sente primeiro quando a situação está melhorando. "Com a expectativa do aumento do PIB, a nossa economia está aquecendo em todos os setores, com a Reforma Tributária, queda na inflação. Isso nos deixa bastante otimistas, quando a economia está bem, as outras áreas anda bem".

Para o presidente da CDL de Santa Cruz, Bruno Bezerra, este tipo de levantamento geralmente é feito em âmbito nacional: "A gente resolveu produzir a nossa pesquisa para saber qual é o sentimento do nosso empresariado, do nosso ambiente de negócios. Buscar informações para sentir o termômetro e direcionar o nosso trabalho".

O comerciante José Adelmo já está com novidades na loja para atender melhor aos clientes. "A expectativa é muito boa, agora em dezembro do ano que passou já teve uma melhora significativa e com isso a gente já tem um termômetro para 2020. Eu acho que vai ser um ano muito bom", avalia.