Cultura

Título de Patrimônio Cultural do Brasil da Feira de Caruaru passa por revalidação

Feira é referência de cultura no Brasil

Marilia Pessoa Marilia Pessoa
Marilia Pessoa
Marilia Pessoa
Publicado em 24/01/2020 às 16:00
Reprodução/TV Jornal Interior
FOTO: Reprodução/TV Jornal Interior

A Feira de Caruaru é referência em cultura para todo o país. Agora, após dez anos, o título de Patrimônio Cultural do Brasil passa por uma revalidação. Para isso, técnicos do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) elaboraram um parecer que identifica transformações que a feira de Caruaru passou e, a partir disso, a revalidação do título é feita.

"Através do Iphan, a feira foi tombada e por isso ela é patrimônio cultural e imaterial do Brasil. Não só a feira de Caruaru está aguardando, como também outros patrimônios no Brasil estão aguardando a decisão do Iphan em Brasília", conta o secretário extraordinário da feira, José Pereira.

Para os feirantes, esse título é muito importante. Além de reconhecer a importância cultural da feira de Caruaru, o título dá destaque a cidade, ao turismo e aumenta também as vendas.

"Para nós de Caruaru e região, a feira é muito importante. Ninguém vem para Caruaru que não seja para visitar a feira", afirma o vendedor Cícero Antônio.

O público também pode participar do processo opinando através do e-mail [email protected] ou por correspondência que deve ser enviada para o Departamento de Patrimônio Imaterial, na Quadra 713/719, Bloco D, 4º andar, Asa Sul, Brasília, Distrito Federal. CEP: 700.390.135.

Veja reportagem: