Volta às aulas

Escola usa casas de Harry Potter para recepcionar alunos novos

Grupo de alunos veteranos organiza recepção

Ana Maria Santiago de Miranda
Ana Maria Santiago de Miranda
Publicado em 04/02/2020 às 15:59
Reprodução/TV Jornal Interior
FOTO: Reprodução/TV Jornal Interior

A Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) Arnaldo Assunção, no bairro do Salgado, em Caruaru, no Agreste de Pernambuco, fez uma ação diferente para a volta às aulas, nesta terça-feira (4). Um grupo de alunos veteranos, chamados Protagonistas, decidiu decorar as salas de aula com os brasões das casas de Hogwarts, da saga Harry Potter, escrita por J.K. Rowling.

A instituição de ensino tem 525 alunos, dos quais 200 são novatos. De acordo com a aluna Bruna Luiza, que faz parte do grupo que organizou a recepção, a realidade do colégio em tempo integral é diferente: "A gente está abrindo as portas para as pessoas novas, como fizeram com a gente no primeiro dia. Eu lembro como se fosse hoje eu com medo, porque querendo ou não, é uma nova família que se forma. A gente fica muito assustado, porque são pessoas que a gente nunca viu".

A cada ano, uma temática diferente é pensada para a recepção. A rede estadual tem cerca de 180 mil alunos, dos quais 36 mil estão em Caruaru. De acordo com o gestor da Gerência Regional de Educação (GRE), Flávio Carlos, a licitação do fardamento e dos kits escolares está sendo conluída, e até o mês de abril os itens devem ser entregues.

"As aulas estão começando hoje nesse ritmo de alegria, é uma ação dos Protagonistas que já se consolidou na nossa rede. Estamos recebendo os alunos novatos com um show de protagonismo, isso consolida muito a nossa rede e proporciona desde o primeiro dia a integração dos estudantes".

Rede municipal

As aulas das escolas municipais também começaram nesta terça. Mais de 40 mil alunos fazem parte da rede. A dona de casa Jeane Silva acordou cedo para arrumar as duas filhas para o primeiro dia de aula. "Tudo ansioso. Muita coisa para fazer, mas estamos aí na luta", disse. Uma das filhas disse estar animada para o início do ano letivo. "Para mim é bom, porque vou matar a saudade dos meus amigos da escola e conhecer mais amigos novos".

A prefeita da cidade, Raquel Lyra, participou da solenidade de abertura do ano letivo. Para ela, é preciso que os pais participem da missão de educar as crianças. "É uma alegria poder receber nossos 43 mil alunos, que já vão receber durante o dia de hoje o kit escolar. Na semana que vem, o fardamento escolar. As portas das nossas escolas estão abertas para garantir a transformação de Caruaru pela educação".