Saúde

Auxiliares e técnicos de enfermagem reivindicam direitos em Caruaru

Eles denunciam que estão com os salários defasados há 20 anos

Ana Maria Santiago de Miranda
Ana Maria Santiago de Miranda
Publicado em 07/02/2020 às 15:43

Auxiliares e técnicos de enfermagem se reuniram nesta sexta-feira (7) no Hospital Regional Agreste (HRA), em Caruaru, para fazer algumas reivindicações. Há 10 dias, 40% do pessoal está de braços cruzados.

Eles alegam que estão com os salários defasados há pelo menos 20 anos. Os trabalhadores também não recebem adicional noturno e de insalubridade. Ainda de acordo com os trabalhadores, muitas vezes eles precisam trabalhar em outros locais para conseguir se manter.

Em nota, a Secretaria Estadual de Saúde (SES) informou que mantém aberto o diálogo com representantes da categoria para ouvir as reivindicações e debater soluções. Nessa quinta (6), uma reunião foi realizada com representantes da categoria e da SES e da Secretaria de Administração.

A SES informou que desde 2015 foram nomeados quase 8 mil profissionais concursados de diversos níveis e categorias para a rede estadual. O último chamamento foi no início deste ano com 389 novos servidores. Ainda de acordo com a SES, a partir de 2016 a categoria passou a ser beneficiada com a Avaliação por Desempenho, que resultou em aumento salarial de 5% no primeiro ano e de 2,5% nos anos subsequentes para os servidores bem avaliados.

Outra reivindicação atendida, segundo a secretaria, foi a extensão da gratificação de desempenho nos períodos de férias e licença prêmio. A SES informou que todas as unidades de saúde funcionaram normalmente nos últimos dias.