Seja o uso de máscaras ou a constante higienização das mãos com o álcool em gel, diversos cuidados vem sendo tomados para evitar que o novo coronavírus se espalhe. Entretanto, a circulação de um boato na internet tem deixando ainda mais assustados aqueles que tentam se prevenir do surto: o uso de álcool em gel pode interferir em testes do bafômetro e fazer com que aqueles que tentam se cuidar acabem sendo multados por isso.
Em vídeo divulgado nas redes sociais, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) nega que o uso de álcool em gel pode interferir no teste do bafômetro. Nas imagens, um policial realiza a higienização das mãos utilizando o álcool em gel e em seguida faz uso de um etilômetro. O teste dá negativo.
De acordo com o policial rodoviário federal Ângelo Fernando, caso se sinta prejudicado o motorista pode aguardar um tempo e realizar o procedimento novamente. "Se por ventura, o usuário tiver feito um teste que dê positivo e informar que fez o uso do álcool em gel, ele será retirado do ambiente do veículo, aguardar alguns minutos e tentar novamente", explica.
Confira na reportagem do programa "Por Dentro", da TV Jornal Interior