História

Garanhuns, no Agreste, comemora 209 anos com vasta programação

Celebração começou no último fim de semana e continua

Ana Maria Santiago de Miranda
Ana Maria Santiago de Miranda
Publicado em 10/03/2020 às 15:33
Alexandre Gondim/JC Imagem
FOTO: Alexandre Gondim/JC Imagem

A cidade de Garanhuns, no Agreste de Pernambuco, completa nesta terça-feira (10) 209 anos de história. Por volta das 6h, uma queima de fogos anunciou o início do "Dia de Garanhuns".

Às 18h, o Instituto Histórico, Geográfico e Cultural de Garanhuns irá realizar uma sessão magna em homenagem à data, na Biblioteca Luiz Brasil, no Parque Euclides Dourado. No evento, será apresentada a palestra "Entre o Fiar do Tempo e o Descortinar do Espaço: Uma História Social do Município de Garanhuns - 1811", do professor José Eduardo da Silva. Após a palestra, será apresentada a mostra "Passeios pelos pontos turísticos de Garanhuns", pela professora Edilene Soares.

A programação da data especial começou desde o último fim de semana, quando houve solenidade de hasteamento dos pavilhões oficiais, prova esportiva, atrações musicais e homenagens religiosas, no domingo (8). Durante as celebrações, houve apresentação da Banda de Música do 71º BIMtz e da Orquestra Municipal Manoel Rabelo. Houve o corte do bolo.

Na mesma data, ocorreu a terceira edição da Corrida do Dia de Garanhuns. A corrida teve provas de 5 km e 10 km, nas categorias masculino e feminino. O Parque Euclides Dourado recebeu programação de forró no projeto Roda de Sanfona, além da Feira do Parque, que contou com vendas e exposições de artesanato, plantas e gastronomia. A Igreja Presbiteriana Central e a Catedral de Santo Antônio fizeram homenagens religiosas.

Na segunda-feira (9), houve uma sessão solene em homenagem aos 209 anos do município no Plenário Ulysses Guimarães da Câmara dos Deputados, em Brasília. A celebração do aniversário da cidade também aconteceu nas escolas da rede municipal, com o concurso de produções escritas: "O dia de Garanhuns: 10 de março", nas categorias poema, redação dissertativa e cordel. Os três primeiros colocados de cada categoria serão premiados com um kit de livros, certificados e medalhas nesta terça.

Nesta quarta-feira (11), às 10h, a Câmara Municipal realiza uma sessão solene alusiva à data, com a participação do historiador Eduardo Silva. No domingo (15), o IHGCG, em parceria com o Jeep Clube Garanhuns, realiza a trilha histórica Dia de Garanhuns, a partir das 7h. A concentração será feita no Marco Zero da cidade, o espaço Luís Jardim.

Sobre Garanhuns

A cidade tem população estimada de 112.462 (IBGE-2010) e se ergueu entre sete colinas, a 842 metros acima do nível do mar. O ponto mais elevado está numa altitude de 1.030 metros. A temperatura média anual é de 21 graus e a grande quantidade de flores nas praças fazem a cidade receber os títulos de "Suíça Pernambucana" e "Cidade das Flores".