Saúde

Resultado de teste para coronavírus em moradores de Caruaru deve sair em breve

Casal esteve na Europa e apresentou quadro gripal ao retornar

Ana Maria Santiago de Miranda
Ana Maria Santiago de Miranda
Publicado em 10/03/2020 às 14:34
Pixabay
FOTO: Pixabay

O secretário de Saúde de Caruaru, no Agreste de Pernambuco, Francisco Santos, disse nesta terça-feira (10) que o resultado dos testes laboratoriais para o novo coronavírus (Covid-19) realizados em um casal que mora na cidade deve sair nesta quarta-feira (11).

O homem de 42 anos e a mulher de 30 viajaram para a Europa e retornaram recentemente. Eles apresentaram sintomas semelhantes aos da gripe e foram atendidos em um hospital particular de Campina Grande (PB), por onde passaram antes de voltar para casa. Os casos estão sendo investigados como suspeitos de Covid-19.

As amostras de material biológico para realização dos exames foram coletadas na Paraíba e enviadas para laboratório de referência. Ambos estão em isolamento domiciliar em Caruaru por precaução. A secretaria de Saúde está acompanhando os dois.

"Não há motivo nenhum para que haja mudança de rotina das pessoas, até porque o que a gente tem observado é que a maioria das pessoas que tem contraído o coronavírus no mundo inteiro não tem nada de grave. Os casos graves em sua maioria são de pessoas que já tinham algum problema", explicou o secretário.

Números em Pernambuco

De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), Pernambuco tem 12 casos em investigação para o coronavírus; 30 já foram descartados. Os casos notificados foram acolhidos em serviços privados do Recife e Olinda e no Hospital Universitário Oswaldo Cruz (Huoc).

Segundo a SES, dos pacientes em investigação, quatro estão em isolamento hospitalar em unidades de saúde privadas. Os demais receberam orientações e foram encaminhados para isolamento domiciliar. Eles estão sendo acompanhados pelas equipes das cidades em que moram (Recife e Jaboatão dos Guararapes).

Avanço do coronavírus no mundo