Saúde

Veja de onde são os casos confirmados de coronavírus em Pernambuco

Dois casos foram confirmados nesta quinta-feira

Marilia Pessoa Marilia Pessoa
Marilia Pessoa
Marilia Pessoa
Publicado em 12/03/2020 às 10:55
João Carvalho/JC Imagem
FOTO: João Carvalho/JC Imagem

Dois casos do coronavírus foram confirmados em Pernambuco durante coletiva realizada nesta quinta-feira (12) pela Secretaria de Saúde do estado. De acordo com a Secretaria, os pacientes são importados. Trata-se de um casal que possui histórico recente de viagem para a Itália. Uma mulher de 66 anos e um homem de 71 anos moradores da zona sul do Recife.

A mulher encontra-se em isolamento domiciliar e o homem está internado. Eles apresentaram tosse, febre e dor de cabeça.

A Secretaria Municipal de Saúde está acompanhando também uma mulher de 41 anos que teria tido contato com o casal. Caso essa pessoa tenha a contaminação confirmada, este seria considerado o 1º caso de circulação interna do vírus em Pernambuco.

Até essa quarta-feira (11), 69 casos estavam confirmados no Brasil. Quatro casos estavam confirmados no Nordeste. Três no estado da Bahia e um em Alagoas.

OMS declara pandemia

O diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom, declarou na quarta que a organização elevou o estado da contaminação pelo novo coronavírus como pandemia (quando há mais de 120 países com casos declarados de infecção). A mudança de classificação não é motivada por causa da gravidade da doença, e sim por causa da disseminação geográfica rápida do vírus.

O que é coronavírus?

Segundo informações do Ministério da Saúde, os Coronavírus são uma grande família viral que causam infecções respiratórias em seres humanos e também em animais. Nos humanos, os vírus provocam doença respiratória no trato respiratório superior. O vírus causa, geralmente, infecções leves ou moderadas do trato respiratório superior, com curta duração. Os sintomas podem incluir febre, dor de garganta e coriza.

Acompanhe o vírus pelo mundo