Saúde

Prefeitura de Caruaru divulga novas medidas de prevenção ao coronavírus

Algumas medidas que já haviam sido divulgadas anteriormente foram reforçadas

Marilia Pessoa Marilia Pessoa
Marilia Pessoa
Marilia Pessoa
Publicado em 17/03/2020 às 7:59
Reprodução/Prefeitura de Caruaru
FOTO: Reprodução/Prefeitura de Caruaru

A Prefeitura de Caruaru publicou uma Portaria na noite dessa segunda-feira (16) que reforça medidas adotadas no Decreto apresentado no Diário Oficial do domingo (15). As ações têm o objetivo de prevenir o avanço do coronavírus na cidade.

Entre as novas medidas, o Grupo Integrado de Atendimento de Emergências Relacionadas a Desastres Naturais e Correlatos suspende as atividades esportivas na Via Parque e ações do Caruaru em Movimento, e também atividades culturais em museus e em parques públicos.

O Caruaru Por Paixão, que estava marcado para a Semana Santa foi suspenso. A Portaria recomenda a suspensão do funcionamento de cinemas e teatros.

Alguns serviços serão paralisados, como a emissão do Cartão do Idoso e de Deficiente. Serviços de saúde como o atendimento ambulatorial de odontologia, a coleta de material para citologia e para exames laboratoriais de rotina estão incluídos na decisão.
O atendimento ambulatorial do Ame Animal também está suspenso, sendo realizadas as atividades apenas em situação de emergência.

Para o Secretário de Saúde e coordenador do Grupo, Francisco Santos, as medidas devem ser encarados como uma proteção à saúde das pessoas. “Apesar do Covid-19 ainda não ter chegado à cidade, estamos trabalhando para que esse problema, que tem afetado todo o mundo, cause o mínimo de transtorno em nosso município. Todas as precauções tomadas têm o objetivo de garantir a segurança e saúde das pessoas”, conta Francisco.

Os servidores públicos municipais com mais de 60 anos devem realizar suas atividades remotamente. Os demais demais funcionários devem continuar com as atividades normalmente.

As empresas de transporte público serão notificadas pela Autarquia Municipal de Defesa Social, Trânsito e Transportes (Destra), para que sigam normas do Ministério da Saúde quanto à higienização dos veículos. Táxis e moto-táxis também devem passar por vistorias.

Outra medida é em relação à iniciativa privada. Os colaboradores acima de 60 anos podem ser liberados para trabalhar em casa.
Para os abrigos privados de idosos foi recomendado que as instituições restrinjam as visitas.

Acompanhe o vírus pelo mundo