Decisão

Agências do Trabalho de Pernambuco suspendem expediente por causa do coronavírus

Atendimento será suspenso por prazo indeterminado

Marilia Pessoa Marilia Pessoa
Marilia Pessoa
Marilia Pessoa
Publicado em 23/03/2020 às 10:15
Reprodução / Internet
FOTO: Reprodução / Internet

As Agências do Trabalho de Pernambuco suspenderão o atendimento por prazo indeterminado a partir desta segunda-feira (23) por causa do novo coronavírus. A decisão foi tomada para evitar aglomerações de pessoas nas agências.

Anteriormente, a decisão era manter as unidades funcionando das 9h às 12h na Região Metropolitana do Recife e de 7h às 10h no interior do estado, mas nem sempre era possível evitar aglomeração de pessoas nos locais. Para evitar filas que se formam em algumas agências e preservar a saúde dos trabalhadores e dos servidores, a decisão foi suspender as atividades.

A decisão foi tomada após um diálogo com os servidores que fazem o atendimento nas agências e conversas entre o secretário do Trabalho, Emprego e Qualificação, Alberes Lopes, e o secretário executivo do Trabalho e Qualificação, Álvaro Jordão.

O secretário executivo Álvaro Jordão sugeriu que o trabalhador faça o cadastro para vagas de emprego no Portal Emprega Brasil. Para o acesso ao Seguro Desemprego, o trabalhador deve baixar no celular o aplicativo de Carteira Digital do trabalho, que tem uma aba para Seguro Desemprego.

Quem já tem o aplicativo do SINE FÁCIL baixado no celular também pode receber encaminhamento de vagas por ele.
“Pedimos a compreensão dos trabalhadores, mas a gente entende que a preservação da vida, neste momento em que há riscos grandes de transmissão do COVID-19, é prioridade. Quando toda esta fase passar, voltaremos a dar suporte nas agências aos trabalhadores com todo o empenho de sempre”, explicou o secretário.

Casos confirmados em PE

Pernambuco tem 37 casos confirmados no novo coronavírus. Desses, nove estão hospitalizados e 25 cumprem isolamento domiciliar. Até o momento, são 725 casos notificados. 375 foram descartados, três são prováveis e outros 310 seguem em investigação.