Novo balanço

Pernambuco registra primeira morte por coronavírus

Idoso de 85 anos era do Recife e tinha outras doenças como diabetes e hipertensão

Ana Maria Santiago de Miranda
Ana Maria Santiago de Miranda
Publicado em 25/03/2020 às 14:52
Foto Ilustrativa/Pixabay
FOTO: Foto Ilustrativa/Pixabay

O estado de Pernambuco confirmou nesta quarta-feira (25) a primeira morte pelo novo coronavírus. A vítima é um idoso de 85 anos, que estava internado no Hospital Universitário Oswaldo Cruz (Huoc), referência para a Covid-19 na rede estadual. Ele morava no Recife e tinha diabetes, hipertensão e cardiopatia isquêmica. O idoso apresentou os primeiros sintomas da doença na última quarta-feira (18) e foi internado na unidade de saúde na última sexta-feira (20).

De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), o homem foi atendido na quinta-feira (19) em uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) com febre, tosse seca e dificuldade para respirar, além de dor toráxica. Lá, foi entubado e transferido para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Huoc. No hospital universitário, o idoso recebeu tratamento com antibiótico e o antiviral oseltamivir (tamiflu), indicado para tratar Influenza em pessoas com quadro de Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag).

O homem apresentou melhora no quadro respiratório e infeccioso, mas teve uma piora na função renal e foi necessário começar diálise nessa terça (24), procedimento de risco para pessoas acima de 80 anos. Na manhã desta quarta, ele teve uma parada cardiorrespiratória. A equipe médica tentou fazer a reanimação, mas ele não resistiu e morreu.

"Este óbito só reforça o que estamos dizendo diariamente: fiquem em casa e sigam as orientações das autoridades sanitárias e especialistas que têm tratado esta questão com a importância e responsabilidade que ela merece. Acreditem na gravidade da situação e sigam as orientações do Governo do Estado. Cada um de nós tem a opção de escolher ser um agente de proteção, ou de transmissão. Ficar em casa, neste momento, significa salvar vidas. O momento exige consciência e responsabilidade de todos", ressaltou o secretário estadual de Saúde, André Longo.

A fala de Longo é uma resposta ao pronunciamento do presidente da República, Jair Bolsonaro, que na noite de terça-feira (24) voltou a comparar o coronavírus a uma "gripezinha" e um "resfriadinho", mesmo a doença já tendo provocado mais de 15 mil mortes em todo o mundo. O presidente defendeu ainda que seja realizado isolamento vertical, categoria em que apenas os idosos acima de 60 anos e outras pessoas do grupo de risco ficariam em isolamento domiciliar. Ele disse ainda que o comércio e as escolas deveriam reabrir para impedir maiores impactos econômicos.

Mais quatro casos confirmados

Além da primeira morte, o Estado confirmou mais quatro casos da doença, e agora registra 46 casos de coronavírus. Os casos estão distribuídos em seis municípios: Recife, Jaboatão dos Guararapes, Olinda, Caruaru, Belo Jardim e Petrolina. O número de casos por cidade não foi informado. Foram registrados ainda casos de outro estado (1) e outros países (3).

Dos confirmados, 10 pacientes estão hospitalizados (7 na rede privada e um na rede pública), 30 cumprem isolamento domiciliar e cinco foram curados. Da segunda para a terça não havia sido registrada nova confirmação de transmissão pelo vírus.

No balanço divulgado pelo Ministério da Saúde na terça (24), o coronavírus já tinha provocado 46 mortes e registrava 2 mil casos em todo o Brasil. Os números mais atualizados serão tornados públicos pela pasta no fim da tarde desta quarta.