Canais e córregos

Rio Ipojuca está com tendência a subir em Caruaru, alerta Apac

Canais e córregos podem extravasar por causa das chuvas

Ana Maria Santiago de Miranda
Ana Maria Santiago de Miranda
Publicado em 26/03/2020 às 10:47
Reprodução/TV Jornal Interior
FOTO: Reprodução/TV Jornal Interior

A Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) emitiu um aviso hidrológico informando que a Plataforma de Coleta de Dados de Caruaru, no Agreste, registrou o nível do Rio Ipojuca acima da cota de alerta. O motivo são as chuvas registradas nas últimas 24h.

De acordo com a Apac, o nível do rio está com tendência a subir. Caso permaneça com esta tendência, há a possibilidade de canais e córregos transbordarem, principalmente os que ficam na zona urbana, atingindo as áreas ribeirinhas.

A Apac informou ainda que está em estado de atenção junto com a Coordenadoria de Defesa Civil do Estado de Pernambuco (Codecipe). Novos avisos serão emitidos em caso de mudanças nas condições do tempo.

Transtornos

As fortes chuvas dessa quarta-feira (25) causaram transtornos em Caruaru. Diversas localidades ficaram alagadas. No bairro José Carlos de Oliveira, por exemplo, a água da chuva invadiu as casas próximas à creche Professora Lourdinha de Pontes. Na rua Expedito Gonçalves Monteiro, moradores perderam vários móveis, eletrodomésticos e outros objetos.

Alerta para mais chuvas

A Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) informou que renovou o aviso de chuvas para as regiões do Agreste, Sertão de Pernambuco e Sertão do São Francisco. Segundo a Apac, a previsão indica chuvas com intensidade moderada a forte nesses locais nesta quinta-feira (26).