Investigação

Adolescente morre com Síndrome Respiratória Aguda Grave em Petrolina

Síndrome é uma das características tanto do coronavírus como de outras doenças respiratórias

Ana Maria Santiago de Miranda
Ana Maria Santiago de Miranda
Publicado em 27/03/2020 às 10:56
Divulgação/Prefeitura de Petrolina
FOTO: Divulgação/Prefeitura de Petrolina

Uma adolescente de 15 anos morreu por causa da Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag), em Petrolina, no Sertão de Pernambuco, na noite dessa quinta-feira (26). A jovem estava internada no Hospital Universitário, em um dos leitos criados para atender casos suspeitos do novo coronavírus (Covid-19).

Segundo informações do hospital, a adolescente deu entrada na última quarta-feira (25), com quadro de pressão baixa e baixa oxigenação. Desde a infância, ela tinha problemas de saúde e imunidade baixa.

A jovem foi submetida ao teste para a Covid-19, que foi enviado para o Laboratório Central de Pernambuco (Lacen-PE). O resultado deve sair nesta sexta-feira (26). A Prefeitura de Petrolina lamentou a morte da adolescente e transmitiu os sentimentos aos familiares e amigos dela.

Cenário em Petrolina

Petrolina tem dois casos confirmados do novo coronavírus, número igual à cidade vizinha, Juazeiro. Em coletiva de imprensa online nessa quinta-feira (26), o prefeito Miguel Coelho anunciou que os decretos que impõem medidas restritivas ao funcionamento de algumas atividades e suspensão de eventos que gerem aglomerações serão prorrogados.

Uma Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) foi criada no Hospital Universitátio para atendimento de casos relacionados ao coronavírus, através de um convênio da prefeitura com a unidade de saúde. Foram contratados 35 profissionais de saúde, entre médicos e enfermeiros.

Além disto, a prefeitura da cidade sertaneja adquiriu kits de testes para a Covid-19, que ainda não chegaram. O objetivo é testar mais casos suspeitos para a doença. Com o diagnóstico mais rápido, será possível tomar atitudes de forma assertiva.

O gestor informou ainda que enviou à Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) um decreto para instaurar situação de calamidade pública no município sertanejo. De acordo com ele, a crise fará com que a prefeitura não consiga atingir a meta de arrecadação de impostos.

Casos de coronavírus em Pernambuco

Até a tarde de quinta-feira (26), Pernambuco havia registrado 48 casos confirmados de coronavírus, com três mortes. O Estado tem seis casos de cura clínica. Entre as confirmações, 29 pacientes estão em isolamento domiciliar e dez estão hospitalizados, tirando as seis já recuperadas.