Iniciativa

Presidiários fazem máscaras de prevenção do coronavírus para hospitais de Caruaru

Reeducandos da Penitenciária Juiz Plácido de Souza começam a produção nesta sexta

Marilia Pessoa Marilia Pessoa
Marilia Pessoa
Marilia Pessoa
Publicado em 27/03/2020 às 9:49
JC Online/Google Street View
FOTO: JC Online/Google Street View

Os reeducandos da Penitenciária Juiz Plácido de Souza, em Caruaru, no Agreste pernambucano vão começar a produzir a partir desta sexta-feira (27), máscaras para prevenção do novo coronavírus que serão doadas para hospitais da região.

Aproximadamente 300 quilos de acetato foram doados por um empresário local para unidade prisional. Para o Secretário de Justiça e Direitos Humanos, Pedro Eurico, a iniciativa é importante para o processo de ressocialização.

“Contribuir com a população, direta ou indiretamente, em um momento como este que estamos atravessando é nobre para qualquer cidadão. A ideia é ampliar a atuação para outras unidades prisionais e, assim, ajudar cada vez mais a sociedade com a mão de obra carcerária” explicou o secretário.

Dez educandos trabalharão na produção de produzir mil unidades de máscaras que serão doadas para os profissionais de saúde dos hospitais Regional do Agreste e Mestre Vitalino, Fusam e Unidade de Pronto Atendimento do Estado (UPAE). Pedro Eurico reforça a importância das doações de materiais para que as máscaras possam ser confeccionadas:

"A gente precisa da matéria prima porque para comprar está difícil. Então estamos pedindo às pessoas, empresários que tem acesso a esses produtos [...],[usados para produzir máscaras pequenas] que são fundamentais para a continuação do trabalho do pessoal da saúde", pede ele em entrevista à Rádio Jornal Caruaru.

Coronavírus em Pernambuco

Subiu para três o número de mortos pelo novo coronavírus em Pernambuco. Os novos casos são de dois pacientes que estavam internados no Real Hospital Português (RHP). Um deles era morador do Recife e tinha 69 anos. O outro era estrangeiro, do Canadá, e havia chegado ao Recife através do navio de cruzeiro Silver Shadow, que chegou ao Recife no dia 12 de março. Ele tinha 79 anos.

Até essa quinta-feira (26), 48 casos do novo coronavírus estavam confirmados no estado.