Saúde

UPAE de Petrolina vira unidade dedicada para o novo coronavírus

Foram abertos leitos intermediários para pacientes com quadros suspeitos ou confirmados da doença

Marilia Pessoa Marilia Pessoa
Marilia Pessoa
Marilia Pessoa
Publicado em 02/04/2020 às 10:32
Divulgação
FOTO: Divulgação

A Unidade Pernambucana de Atenção Especializada (UPAE) de Petrolina, no Sertão de Pernambuco, vai virar uma unidade de saúde dedicada ao novo coronavírus. O Governo do Estado abriu nessa quarta-feira (1º), dez leitos intermediários na UPAE do município, dedicados e exclusivos para pacientes com quadros suspeitos ou confirmados da doença.

O fluxo de atendimento na unidade será regulado pela Central de Regulação Interestadual de Leitos (CRIL), a qual encaminhará os usuários admitidos na região que se encaixem nos critérios para Síndrome Respiratória Aguda Grave com suspeita ou confirmação do coronavírus.

"Com a implementação dos leitos intermediários para pacientes com suspeita ou confirmados para a Covid-19 na UPAE Petrolina, damos mais um passo na qualificação da nossa rede de saúde para a pandemia do novo coronavírus, aumentando o número de leitos destinados a esses usuários no Sertão pernambucano. Por determinação do governador Paulo Câmara, o Governo de Pernambuco tem o compromisso de preparar a rede de Saúde para o atendimento dos casos", disse o secretário estadual de Saúde, André Longo.

Os leitos de cuidados intermediários são para pacientes com quadros considerados moderados. Na UPAE de Petrolina, deve abrir até o final de abril, um total de 100 leitos, vinte deles de UTI.

Hospital de Campanha em Serra Talhada

O Governador do Estado Paulo Câmara anunciou a criação de 1 mil novos leitos dedicados para o coronavírus em Pernambuco, sendo 400 de UTI e 600 de enfermaria. O governo estadual está atuando para viabilizar um hospital de campanha em Serra Talhada exclusivamente para o atendimento de casos suspeitos e confirmados da doença. A previsão é que a estrutura comece a funcionar em meados de abril na área do estacionamento do Hospital Professor Agamenon Magalhães (Hospam).

"Por determinação do governador Paulo Câmara, estamos montando 1 mil leitos de enfermaria e de UTI por todo o Estado para dar assistência aos pacientes suspeitos e confirmados de Covid-19 em Pernambuco. A estrutura que será montada em Serra Talhada é importante para receber os pacientes da região, dotando a Região o da capacidade de absorver a demanda que venha a surgir na localidade", explica o secretário André Longo.

Coronavírus em PE