Saúde

Hospital Manoel Afonso, em Caruaru, é ampliado para atendimento exclusivo do coronavírus

Obras estão sendo realizadas para auxiliar no combate à Covid-19

Ana Maria Santiago de Miranda
Ana Maria Santiago de Miranda
Publicado em 06/04/2020 às 12:56
Reprodução/Prefeitura de Caruaru
FOTO: Reprodução/Prefeitura de Caruaru

O Hospital Municipal Manoel Afonso (HMMA), em Caruaru, no Agreste de Pernambuco, está sendo ampliado para fazer o atendimento exclusivo relacionado ao novo coronavírus (Covid-19). Até esta segunda-feira (6), a cidade tem três casos confirmados da doença, segundo a Secretaria Municipal de Saúde.

Na manhã desta segunda, a Prefeitura de Caruaru realizou uma coletiva de imprensa para divulgar as medidas que estão sendo tomadas no combate à Covid-19 pelo município. "Se a gente não tivesse tomado as decisões que a gente tomou a partir de 16 de março, a gente já estaria no colapso do sistema de saúde. Mas isto não significa que a gente passou pelo problema", declarou o secretário de Saúde, Francisco Santos. Ele disse que isto possibilitou a tomada de outras ações para equipar a rede.

"A gente não ganhou o jogo ainda, a gente precisa continuar", reforçou a prefeita, Raquel Lyra.

Plano de contingência

Atualmente, Caruaru está no nível de emergência, de acordo com o plano de contingência. Entre as ações tomadas estão: limitação de atendimentos ambulatoriais, ajustes na estratégia de saúde da família para grupos prioritários (estratificação de risco), preparação de serviços para atendimentos emergenciais (ampliação de escalas e adequações físicas) e cancelamento da assistência eletiva.

Caso a cidade chegue na situação de calamidade pública, haverá o fechamento de todos os serviços ambulatoriais, remodelamento da rede assistencial com readequação dos serviços para implantação de portas de entrada exclusivas, criação de leitos de retaguarda e de unidades de maior complexidade para assistência à população.

Nesta fase, ainda caso necessário, haverá a nucleação das Unidades Básicas de Saúde (UBS), mudança no perfil das UPAs (uma será para sintomáticos respiratórios; uma para pediatria e duas gerais). Além do HMMA, que terá de 73 a 79 leitos (quatro leitos de estabilização), o Hospital do Coração terá 30 leitos e outros hopitais privados e/ou públicos, 60 a 80 leitos.

Isolamento social

Índice de isolamento social em Caruaru na semana passada
Índice de isolamento social em Caruaru na semana passada
Reprodução/Prefeitura de Caruaru

Um mapa exibido pela prefeitura de Caruaru mostra o índice de isolamento social dos moradores da cidade na semana passada (30 de março a 3 de abril). O índice foi feito através de uma tecnologia de geolocalização em parceria com a empresa In Loco e mostra que a quarta-feira e a sexta-feira foram os dias em que as pessoas mais saíram de casa.

O monitoramento é feito através de polígonos de 450 metros de raio e dentro disto, é possível verificar através de percentuais se as pessoas estão saindo da área ou não. Quanto mais escuro o polígono (vermelho), mas as pessoas estão saindo. "Quarentena não é férias", alerta a prefeita.

Atendimentos

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, cerca de 150 pessoas sintomáticas respiratórias estão sendo monitoradas direta ou indiretamente pela rede de saúde. De 15 a 31 de março, foram 623 atendimentos apenas na rede municipal de saúde. Estes casos não são necessariamente de coronavírus e os sintomas podem estar relacionados a outros vírus.

Disk Covid-19

A prefeitura do município disponibilizou o número 0800 281 7080 para atendimentos telefônicos com relação ao novo coronavírus. Desde o início do serviço, já foram feitos 333 atendimentos no Disk Covid-19.