Saúde

Coronavírus: Fiocruz desenvolve teste para ajudar no diagnóstico da doença em Pernambuco

Teste é similar ao kit desenvolvido na Fiocruz do Rio de Janeiro

Marilia Pessoa Marilia Pessoa
Marilia Pessoa
Marilia Pessoa
Publicado em 08/04/2020 às 11:25
Fiocruz
FOTO: Fiocruz

O Instituto Aggeu Magalhães (IAM/Fiocruz-PE) desenvolveu um teste para ajudar no diagnóstico do coronavírus em Pernambuco. O Laboratório Central de Saúde Pública de Pernambuco (Lacen-PE) começou a usar o kit nessa segunda-feira (6), para complementar os testes que foram enviados pelos Ministério da Saúde.

Segundo informações da Secretaria Estadual de Saúde, o teste é similar ao kit desenvolvido na Fiocruz do Rio de Janeiro. Ele possui o mesmo princípio e possibilita confirmar ou descartar o caso de Covid-19.

“Seguimos trabalhando firmes para dotar a rede estadual de saúde de mais exames. O Instituto Aggeu Magalhães, brilhantemente, conseguiu fazer um kit de exame para a covid-19 in-house, produzido aqui mesmo em Pernambuco e seguindo os mais altos padrões. Graças a esta parceria, a instituição vai auxiliar ainda mais o Estado nesse tipo de insumo, que, pela demanda mundial, vem sendo cada vez mais difícil de adquirir. Mais uma vez, quero agradecer o empenho e dedicação de todos que fazem a Fiocruz-PE”, falou o secretário de Saúde, André Longo.

A vice-diretora de pesquisa da Fiocruz-PE, Constância Ayres, afirmou que foram realizadas avaliações para ver se o teste é eficaz.

Coronavírus em PE