Saúde

População terá temperatura aferida ao ser abordada em barreiras sanitárias em Caruaru

Pessoas com sintomas gripais que circularem pela cidade e forem abordados na barreira terão um registro e dados coletados

Marilia Pessoa Marilia Pessoa
Marilia Pessoa
Marilia Pessoa
Publicado em 08/04/2020 às 11:00
Divulgação
FOTO: Divulgação

A Secretaria de Saúde de Caruaru, no Agreste pernambucano, está utilizando barreiras sanitárias em diversos pontos do município por causa do novo coronavírus. Esta semana, a Secretaria passou a utilizar termômetros com infravermelho durante as abordagens feitas pelas barreiras. Esse equipamento serve para aferir a temperatura da pessoa abordada e ajudar a identificar casos suspeitos do coronavírus na cidade.

A partir de agora, as pessoas com sintomas gripais de Caruaru e região que circularem pela cidade e forem abordados na barreira terão um registro preliminar e os dados coletados, que podem resultar numa busca ativa nos territórios por equipes de Saúde da Família ou contato telefônico das áreas sem abrangência de PSF, por parte da Vigilância em Saúde.

Quem for de outro município terá os dados enviados para a IV Geres, que direcionará para a Secretaria de Saúde da cidade correspondente.

“Este trabalho será de grande importância para Caruaru, pois vai aumentar o número de notificações e fortalecer as ações de combate ao Covid-19 na cidade. Além disso, auxiliará para notificação de casos de outros municípios, fortalecendo o senso coletivo de contribuir não só para Caruaru, mas para toda região”, explicou a secretária executiva de Atenção Básica e Vigilância em Saúde, Lillian Leite.

Casos em PE