Coronavírus

Supermercados do Recife deverão limitar entrada de pessoas nas lojas

Apenas uma pessoa por família poderá entrar para fazer as compras

Ana Maria Santiago de Miranda
Ana Maria Santiago de Miranda
Publicado em 13/04/2020 às 13:47
Bobby Fabisak/JC Imagem
FOTO: Bobby Fabisak/JC Imagem

A Prefeitura do Recife anunciou nesta segunda-feira (13) novas medidas com o objetivo de limitar a circulação das pessoas na cidade, por causa do novo coronavírus (covid-19). As medidas incluem os supermercados, bancos e casas lotéricas. Pernambuco atingiu 1.154 casos confirmados da doença, com 102 mortes. No domingo (12), a confirmação do primeiro caso no Estado completou um mês. 

De acordo com a determinação, os supermercados devem limitar em 50% a capacidade de circulação das pessoas nas lojas. Além disto, apenas um terço do estacionamento deve ser usado; as outras vagas devem ser fechadas. Os supermercados só poderão permitir a entrada de uma pessoa por veículo e por família. Os estabelecimentos devem disponibilizar ainda álcool em gel na entrada, na saída e nos caixas.

Bancos e lotéricas

Já os bancos e casas lotéricas precisarão controlar as filas dentro e fora dos estabelecimentos, para garantir a distância entre as pessoas. Também devem observar a agilidade no atendimento para evitar aglomerações.

Em caso de descumprimento das medidas, os estabelecimentos estarão sujeitos a multa e suspensão do alvará de funcionamento. Tanto as medidas dos supermercados como as dos bancos estarão válidas as partir desta terça-feira (14).

Em coletiva de imprensa, o prefeito Geraldo Julio reforçou a necessidade do isolamento social. Segundo ele, a capital pernambucana chegou a ter 600 mil pessoas isoladas, mas cerca de 120 mil voltaram a circular. "Aumentar o isolamento é fundamental", destacou.