Covid-19

Ministério da Saúde cria canal de atendimento psicológico para médicos e enfermeiros

Projeto busca apoiar os profissionais que estão mais expostos à riscos de contaminação pelo coronavírus

NE10 Interior
NE10 Interior
Publicado em 22/04/2020 às 12:56
Diego Vara
FOTO: Diego Vara

Os profissionais de saúde que estão combatendo o coronavírus vão ter acesso a um serviço de atendimento psicológico fornecido pelo Ministério da Saúde a partir do próximo mês. O projeto é uma parceria com o Hospital das Clínicas de Porto Alegre e terá uma central de teleconsulta com aproximadamente 30 profissionais da Psicologia e Psiquiatria, os quais serão selecionados através de um edital.

"Esperamos que os profissionais obtenham alívio para o seu sofrimento utilizando o que já se sabe de intervenções que funcionam e que tem base científica. O projeto testará também que tipo de técnica pode ser mais adequada para essas situações de crise", contou o coordenador do projeto, médico e doutor em psiquiatria Giovanni Abrahão Salum.

O projeto tem o objetivo de apoiar profissionais que estão mais expostos à riscos de contaminação e que podem desenvolver transtornos na saúde mental como ansiedade, transtorno de estresse agudo e irritabilidade.

O canal telefônico para os atendimentos ainda será divulgado. Inicialmente, o profissional vai escolher um horário em que será realizado o atendimento. Depois, será enviado um link no Whatsapp para que o profissional responda uma escola de avaliação. O terapeuta vai avaliar o melhor tratamento que o profissional está precisando e o atenderá através de videochamada. Se for necessário, os profissionais serão encaminhados para um atendimento presencial.

*Com informações de O Globo

Coronavírus no Brasil