Economia

Empresários apresentam plano para retomada da atividade econômica em Pernambuco

Lojistas sugeriram horários alternados para o funcionamento dos setores

Ana Maria Santiago de Miranda
Ana Maria Santiago de Miranda
Publicado em 23/04/2020 às 16:55
Reprodução/Por Dentro/TV Jornal Interior
FOTO: Reprodução/Por Dentro/TV Jornal Interior

O Sindicato dos Lojistas do Comércio de Caruaru (Sindloja) apresentou nesta quinta-feira (23) um plano de retomada da atividade econômica de forma gradual. O documento com medidas para que o comércio volte a funcionar diante da pandemia do novo coronavírus será enviado como sugestão para o Governo de Pernambuco e a Prefeitura de Caruaru. Ainda não há previsão de quando o comércio será reaberto no Estado.

Entre as práticas sugeridas estão que as atividades econômicas funcionem em horários alternativos para reduzir o fluxo de pessoas nos transportes coletivos. Em Caruaru, a ideia é de que funcionem das 6h às 16h indústria, agricultura, pecuária, indústrias extrativas e correlatos. Também como parte das sugestões, a construção civil funcionaria das 7h às 17h. Os serviços, estética, beleza e comércio por atacado funcionariam das 8h às 18h e o comércio varejista, automóveis e motos funcionariam de 9h às 19h.

Ainda de acordo com o plano apresentado pelos empresários, os protocolos deveriam incluir a realização de treinamento com os funcionários para o uso de equipamentos de proteção individual. As lojas também deveriam ter uma comunicação interna através de cartazes elencando os sintomas da doença, a necessidade do distanciamento físico, os processos de higienização, entre outros.

O plano completo pode ser acessado no site do Sindloja.