Barragem

Obras emergenciais na barragem de Águas Belas devem começar na próxima segunda

Região foi atingida por fortes chuvas e precisou retirar população do local no início do mês

Marilia Pessoa Marilia Pessoa
Marilia Pessoa
Marilia Pessoa
Publicado em 23/04/2020 às 10:23
Divulgação
FOTO: Divulgação

As obras emergenciais da barragem do Ipanema, em Águas Belas, no Agreste pernambucano, devem ter início na próxima segunda-feira (28). A informação é da Secretaria de Infraestrutura e Recursos Hídricos de Pernambuco (Seinfra).

A região foi atingida por chuvas fortes em março e o reservatório aumentou bastante o nível. No começo deste mês, a população ribeirinha foi retirada das proximidades do local. A Coordenadoria de Defesa Civil do Estado de Pernambuco (Codecipe), a Prefeitura de Águas Belas e a Seinfra estão monitorando a área e também a previsão das chuvas.

“Estamos com processo de contratação de uma obra emergencial que deve estar pronto até o final desta semana e as obras devem começar no mais tardar na segunda-feira. [...] Estamos monitorando não só a previsão de chuvas pelo radar meteorológico, mas também o nível do reservatório. Do dia 3 (de abril) para cá baixou bastante. No último final de semana, subiu bem pouquinho e agora está baixando novamente. A situação é de alerta e monitoramento”, disse a secretária executiva de Recursos Hídricos, Simone Rosa.

Nível do reservatório está diminuindo

O Codecipe informou ao Jornal do Commercio que o nível do reservatório está diminuindo. "Se por acaso houver sinalização de chuva intensa, tem uma pessoa da Defesa Civil monitorando, uma pessoa da prefeitura de Águas Belas monitorando no local e, se subir o nível e a gente perceber que há risco, acionaremos as equipes", explicou a secretária executiva.