Ilhados

Moradores são resgatados em botes após chuvas em Caruaru

Prefeitura decretou situação de emergência na cidade

Ana Maria Santiago de Miranda
Ana Maria Santiago de Miranda
Publicado em 27/04/2020 às 11:03
Reprodução/NE10 Interior
FOTO: Reprodução/NE10 Interior

Cerca de 60 moradores de Caruaru, no Agreste de Pernambuco, precisaram ser resgatados em botes após as fortes chuvas que atingiram a cidade nesse domingo (26). O caso aconteceu no bairro Afonsinho, onde algumas pessoas ficaram ilhadas nas residências e a água estava na altura da cintura.

Em entrevista à Rádio Jornal Caruaru, a prefeita do município, Raquel Lyra, afirmou que o município ainda contabiliza os prejuízos e não há o número exato de pessoas desalojadas.

De acordo com ela, algumas pessoas foram deslocadas para a casa de parentes e outras foram levadas para a Escola Professor Machadinho, que já havia sido adaptada para acolher moradores de rua durante a pandemia de coronavírus.

Nesse domingo (26), a prefeitura decretou situação de emergência no município por causa das chuvas. O documento autoriza a gestão a mobilizar todos os órgãos municipais para atuarem sob a coordenação conjunta da Autarquia Municipal de Defesa Social, Trânsito e Transportes (Destra) e da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos nas ações de resposta ao desastre e reabilitação do cenário e reconstrução.

Ouça a íntegra da entrevista com a prefeita:

Acumulados

De acordo com a Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), os acumulados de chuvas na cidade foram: 81,17 milímetros (Rendeiras); 77,80 mm (Cidade Jardim); 39,50 mm (Centro); 23,40 mm (Rua dos Milagres); 19,87 mm (2º Distrito); 6,36 mm (Terra Vermelha).