Transtornos

Prefeitura de Caruaru decreta Situação de Emergência por causa de chuvas

Fortes chuvas provocaram alagamentos na cidade

Marilia Pessoa Marilia Pessoa
Marilia Pessoa
Marilia Pessoa
Publicado em 27/04/2020 às 10:45
Reprodução/Whatsapp
FOTO: Reprodução/Whatsapp

Caruaru, no Agreste pernambucano, registrou muitas chuvas nesse domingo (26). Diversas partes da cidade ficaram alagadas e sofreram inundações. A prefeitura publicou uma edição especial do Diário Oficial decretando situação de emergência na cidade.

Com isso, a prefeitura está autorizada a mobilizar todos os órgãos municipais para atuarem sob a coordenação conjunta da Autarquia Municipal de Defesa Social, Trânsito e Transportes (DESTRA) e da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, nas ações de resposta ao desastre e reabilitação do cenário e reconstrução.

As equipes da prefeitura se deslocaram até os pontos mais atingidos pelas chuvas para mensurar os estragos. “Foram vários os prejuízos da população, que ainda serão levantados pelos nossos técnicos, mas, de imediato conseguimos identificar a urgência dessa situação, a partir da destruição de casas, principalmente em comunidades ribeirinhas. Mais do que nunca é hora de agir e trazer soluções para essas vítimas”, disse a prefeita Raquel Lyra.

A publicação no Diário Oficial também autoriza a convocação de voluntários para reforçar as ações de resposta ao desastre, assim como a realização de campanhas de arrecadação de recursos.

Em nota divulgada nesta segunda-feira (27), a prefeitura de Caruaru informou que não está cadastrando mães que foram prejudicadas pelas chuvas e que está dando assistência às pessoas afetadas. Leia a nota na íntegra:

"A Prefeitura de Caruaru esclarece que não está realizando cadastros de mães de família que foram prejudicadas pelas fortes chuvas do último domingo (26), por intermédio das associações de bairro. A prefeitura informa também que está dando toda a assistência necessária às pessoas afetadas e que comunicados oficiais sobre ações desenvolvidas pela Gestão Municipal são informadas nas redes oficiais da Prefeitura".

Veja os índices das chuvas em Caruaru

Rendeiras: 81, 17 milímetros
Cidade Jardim: 77,80 milímetros
Centro: 39, 50 milímetros
Rua dos Milagres: 23,40 milímetros
2º Distrito: 19,87 milímetros
Terra Vermelha: 6,36 milímetros

*Informações da APAC