Mapa

Isolamento social em Caruaru está em 46,8%; veja os bairros que menos cumprem

Distanciamento é uma das medidas para conter a disseminação do vírus

Ana Maria Santiago de Miranda
Ana Maria Santiago de Miranda
Publicado em 28/04/2020 às 14:55
Divulgação/Secretaria de Saúde
FOTO: Divulgação/Secretaria de Saúde

A Prefeitura de Caruaru, no Agreste de Pernambuco, divulgou nesta terça-feira (28) o monitoramento do isolamento social pelos bairros da cidade. Os números são relacionados ao comportamento da população nessa segunda-feira (27). De acordo com os números da Secretaria de Saúde, o índice médio de isolamento na cidade ficou em 46,8% na segunda.

O percentual recomendado para minimizar a disseminação do vírus, de acordo com as autoridades de saúde, é de 60%. Percentuais abaixo de 40% acendem o alerta vermelho para o risco de contaminação.

O local que teve o menor índice de isolamento foi o Murici, na zona rural do município, com 38,2%. Na sequência dos bairros que menos cumprem a quarentena estão: Vila do Aeroporto (41,2%); Nina Liberato (41,23%); Alto do Moura (42,1%); Jardim Boa Vista (42,1%); Pinheirópolis (43,05%); Nossa Senhora das Dores - Centro (44,2%); Vila Andorinha (44,48%); Residencial Luiz Bezerra Torres (44,7%); e Vassoural (44,7%).

Já as localidades que mais cumprem o isolamento social são: Terra Vermelha (66,2%); Vila Canaã (63,8%); Lajes (57%); Luiz Gonzaga (55%); Serra Verde (54,4%) e Nossa Senhora das Graças (53,55%).

A prefeitura orienta às pessoas que podem ficar em casa durante este período que fiquem isoladas. Caso precise deixar a residência, a população deve utilizar máscaras de proteção.

 

Como os dados são captados

A prefeitura utiliza uma tecnologia de geolocalização de smartphones (localização do celular) para identificar se os moradores de uma determinada área estão cumprindo a orientação de isolamento ou não. A ferramenta de mapeamento foi desenvolvida pela empresa In Loco, que realiza o mesmo trabalho no Recife e outras cidades brasileiras durante a pandemia do novo coronavírus.

Os smartphones monitorados autorizaram o envio de informações para empresas parceiras da In Loco. De acordo com a Secretaria de Saúde, não há monitoramento individual: a análise é feita através de polígonos de 450 metros de raio e dentro disto, é possível verificar através de percentuais se as pessoas estão saindo desta área ou não. Não há como saber o número de pessoas nem quem são elas.

Número de casos da Covid-19 em Caruaru aumentou

O número de casos confirmados da covid-19 subiu para 42 em Caruaru. A cidade teve três mortes provocadas pela doença. Do domingo para a segunda, foram seis novos casos positivos do novo coronavírus na cidade. As transmissões foram do tipo comunitária.

De acordo com o boletim epidemiológico da Secretaria Municipal de Saúde, com dados atualizados na noite dessa segunda-feira (27), 117 casos estão em investigação e 150 foram descartados.