Saúde

Cronograma de vacinação contra gripe em Caruaru tem alterações

Mudanças foram indicadas pelo Ministério da Saúde

Marilia Pessoa Marilia Pessoa
Marilia Pessoa
Marilia Pessoa
Publicado em 30/04/2020 às 12:59
Tânia Rêgo/ABr
FOTO: Tânia Rêgo/ABr

A Secretaria de Saúde de Caruaru, no Agreste pernambucano, recebeu uma nota do Ministério da Saúde fazendo alterações no calendário de vacinação da terceira fase da 22ª Campanha Nacional contra a Gripe.

Uma delas é sobre a terceira fase, a qual ocorreria entra 9 a 22 de maio. O período agora vai de 9 maio até 6 de junho. Essa fase será dividida em duas etapas:

Etapa 1
De 09/05 a 17/05, com a vacinação das crianças de seis meses a menores de seis anos de idade, pessoas deficientes, gestantes e puérperas de até 45 dias.

Etapa 2
De 18/05 até o dia 6 de junho, serão vacinados os adultos de 55 a 59 anos e professores de escolas públicas e privadas.

As unidades básicas de saúde de Caruaru funcionam de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 16h30. Também há possibilidade de se vacinar no período da noite, das 17h às 19h, nos postos de saúde da família: Vassoural I, II e III, São João da Escócia I, III e IV, Unidade escola Dr. Vieira e Santa Rosa II, III e IV. Nas segundas e quartas no PSF Nova Caruaru; nas terças e quintas no PSF Rendeiras; nas segundas e quartas, no PSF Sinhazinha e nas quartas-feiras, no PSF Maria Auxiliadora.

Para se vacinar é preciso apresentar documento de identidade; cartão de vacinação(se tiver); no caso de doentes crônicos, o laudo médico; e no caso dos profissionais, apresentar a comprovante profissional.

Fases da Campanha:

1ª fase (a partir de 23 de março): Idosos com 60 anos ou mais e Trabalhadores da saúde.

2ª fase (a partir de 16 abril): Profissionais das forças de segurança e salvamento, doentes crônicos, caminhoneiros, motoristas de transporte coletivo e portuários.

3ª fase (de 9 a 6 de junho): crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade, pessoas deficientes, gestantes e puérperas de até 45 dias, adultos de 55 a 59 anos de idade e os professores das escolas, pública e privadas.