Agência da Caixa

População dorme na fila para sacar auxílio emergencial em Caruaru

Uma das pessoas chega a cobrar para guardar o lugar

Ana Maria Santiago de Miranda
Ana Maria Santiago de Miranda
Publicado em 30/04/2020 às 11:39
Reprodução/TV Jornal Interior
FOTO: Reprodução/TV Jornal Interior

As filas para receber atendimento na agência da Caixa Econômica Federal (CEF) no centro de Caruaru, no Agreste de Pernambuco, começam no fim da tarde do dia anterior, mesmo o banco só abrindo para o público às 8h. Por volta das 19h30 dessa quarta-feira (29), já havia de 100 a 150 pessoas aguardando na fila da agência.

Seu José era o segundo da fila e chegou às 17h. Ganhou uma marmita e um café, que seriam o jantar de uma longa noite. Ele disse que sentiu dificuldades no momento de se cadastrar no site do Auxílio Emergencial. Para ele, o esforço é válido. "Vale a pena tentar para ver se sai esse dinheirinho para pagar as contas", disse.

A repórter Elessandra Melo, da TV Jornal Interior, chegou a falar com um idoso que estava pela terceira vez na fila, mas não era para receber o auxílio. Parte do grupo de risco do coronavírus, ele estava guardando lugar na fila para outras pessoas, cobrando R$ 30.

Para tentar minimizar a aglomeração de pessoas, a prefeitura de Caruaru decidiu interditar a Avenida Coronel Limeira, que faz esquina com a Rua Capitão João Velho, onde fica a agência. Um "X" foi colocado no chão para sinalizar a distância que as pessoas deveriam ficar umas das outras para evitar a contaminação pela covid-19.

Durante o dia, é possível ver idosos, grávidas e pessoas com crianças de colo aguardando. Algumas de máscaras, outras, não. O agricultor Cícero Alves espera que consiga receber o auxílio, mas ainda não sabe se o beneficio vai sair. "Estamos completamente parados, ninguém está tendo condição de trabalhar por conta dessa pandemia", lamenta.

O autônomo Antenor Rufino era o primeiro da fila na quarta. Ele se emocionou ao falar da espera: "Um homem doente, vive na fila, estou aqui a pulso, só Deus é quem sabe".