Amor incondicional

Jovem deixa dois empregos para cuidar da avó de 105 anos

Idosa foi diagnosticada com Alzheimer

Ana Maria Santiago de Miranda
Ana Maria Santiago de Miranda
Publicado em 05/05/2020 às 10:57
Reprodução/TV Jornal Interior
FOTO: Reprodução/TV Jornal Interior

O jovem Anderson Lima, 29 anos, tinha dois empregos. Em plena crise econômica, este seria o sonho de muitos trabalhadores brasileiros. Porém, ele decidiu abandonar tudo por um motivo maior: cuidar da avó de 105 anos, Francisca Ramalho, diagnosticada com Alzheimer. Eles moram em uma casa simples no Sítio Desterro, na zona rural de Serra Talhada, no Sertão de Pernambuco.

Em 2013, a idosa recebeu o diagnóstico da doença e agora não consegue mais fazer ações básicas, como andar. Ela esqueceu de tudo, inclusive dela mesma. Mas isto não foi empecilho para que o neto tomasse a decisão de cuidar dela.

Anderson cozinha, lava as roupas, leva a idosa para tomar banho de sol, entre outras atividades. Para ele, estas atitudes são uma forma de retribuição, já que foi a avó quem o acolheu.

Quando criança, Anderson foi abandonado pelo pai, e pouco depois a mãe morreu. Foi dona Francisca quem cuidou dele. "Os filhos dela moram em Goiás e não tomaram a iniciativa de cuidar dela. Ela cuidou de mim da infância e nesse momento abandonar ela, não posso fazer isso", contou.

Anderson explicou a situação para o patrão e deixou tudo para cuidar da avó. "Os empresários pediram para ele não sair, e ele deixou tudo para vir cuidar dela. Acho muito bonito o que ele fez, isso é amor", elogiou o vizinho, o agricultor Luiz Carlos.

"Eu sou a pessoa que eu sou graças a ela. É difícil cuidar de idoso, só sabe quem cuida. Muitos são deixados em asilos. Eu cuido dela com esse amor", disse Anderson.

Veja o vídeo: