Pandemia

Coronavírus: Saiba quais estados brasileiros já decretaram o lockdown

Circulação de pessoas pelas ruas ficará mais restrita

Marilia Pessoa Marilia Pessoa
Marilia Pessoa
Marilia Pessoa
Publicado em 06/05/2020 às 9:29
Reprodução/Twitter/JC
FOTO: Reprodução/Twitter/JC

Alguns estados do Brasil já estão decretando o lockdown para tentar aumentar o isolamento social para evitar a propagação do novo coronavírus. A circulação de pessoas pelas ruas ficará mais restrita. É importante lembrar que os serviços considerados essenciais continuam funcionando.

No Maranhão, o lockdown entrou em vigor nessa terça-feira (5) e deve valer por dez dias. A medida é válida para os municípios de Raposa, Paço do Lumiar, São José de Ribamar e Ilha de São Luís. Foram montados 50 pontos de fiscalização.

No Pará, o lockdown será a partir da próxima quinta-feira (7) até o domingo (10) e funcionará de forma educativa, de início. A medida é válida para os municípios de Belém, Ananindeua, Marituba, Benevides, Castanhal, Santa Bárbara do Pará, Santa Izabel do Pará, Vigia (nordeste), Santo Antônio do Tauá (nordeste), Breves (Marajó).

Em Fortaleza, no Ceará, o lockdown começa nesta sexta-feira (8). Só será permitido o tráfico de veículos particulares em casos justificados. Ônibus, táxis, serviço de transporte por aplicativo e mototáxis vão funcionar normalmente.

Lockdown em Pernambuco

Em Pernambuco, o governador Paulo Câmara disse que está estudando medidas mais retritivas de circulação de pessoas. "Pontuamos as ações realizadas, as ações planejadas e ouvimos as ações que precisarão ser cada vez mais coordenadas diante da situação crítica que passa o nosso estado. Já agendamos ao longo dessa semana novas reuniões com os poderes para o anúncio de novas medidas", destacou o governador nessa segunda-feira (4).

De acordo com o secretário estadual de Saúde, André Longo, o governo desenha e estuda o processo "para garantir que ele seja exitoso". "Obviamente é muito difícil pensar no lockdown ou na chamada quarentena absoluta sem o apoio do governo federal e das Forças Armadas. Temos avaliado essa situação diuturnamente com o governador, secretários e técnicos para que possamos tomar melhores decisões para Pernambuco", disse.

Pico do coronavírus

Segundo o secretário de Vigilância em Saúde, do Ministério da Saúde, Wanderson de Oliveira, ainda não é possível dizer com precisão quando ocorrerá o pico dos casos do novo coronavírus (Covid-19). Os estados que mais estão sendo afetados são Amazonas, Ceará, Pernambuco, Rio de Janeiro e São Paulo. De acordo com o secretário, o que se pode garantir é que o pico da doença será entre os meses de maio, junho e julho.